• Carregando...

No total, dois dos 20 estudantes premiados na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro são da região Noroeste do Paraná: Ulisses Gallo de Lima, da Escola Municipal Monsenhor Celso, localizada em Astorga, e Nathalya Cristina Trevisanutto, da Escola Estadual Doutor Duílio Trevisani Beltrão, de Tamboara. O concurso, cuja premiação ocorreu na segunda-feira (10) em Brasília, foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social.

Ulisses é aluno do 5º ano do ensino fundamental e foi premiado pela redação Minha Astorga, na categoria "Poema". Leitor de histórias em quadrinhos, revistas e livros infantis, Ulisses foi orientado pela professora Carla Amábil Gallo Gimenez Lima, que é, também, mãe dele. "Escrevi sobre meu vô, a casa do Chitãozinho e Xororó", disse Ulisses, de forma tímida. Para Carla, a premiação ocorreu de forma inesperada. "A emoção foi dupla. Fiquei meio ‘anestesiada'", conta a mãe. Ela acredita que o prêmio ganho por Ulisses deve incentivar a leitura e a escrita entre as crianças da região. "Fica a sensação de dever cumprido", revelou a professora, que pela segunda vez participou como orientadora no prêmio.

Nathalya, aluna do 8º ano do ensino fundamental, foi premiada pelo texto Cores, aromas e sabores de infância, orientada pela professora Vanicléia de Oliveira Souza Rebelo , na categoria Memórias Literárias.

De acordo com a administração da Escola Estadual Doutor Duílio Trevisani Beltrão, Nathalya e a professora serão recepcionadas na tarde desta terça-feira (11) com uma carreata que deve percorrer as ruas do centro da cidade.

Concurso

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro premiou 20 alunos e 20 professores. Em nota, a Fundação Itaú Social afirmou que o concurso tem o objetivo de estimular a leitura e ampliar as competências de escrita entre alunos de diferentes níveis de escolaridade. Participaram desta edição alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. Os alunos do 5º e 6º ano concorreram no gênero Poema; os do 7º e 8º ano desenvolveram textos para o gênero Memórias Literárias; os do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio trabalharam com crônicas. Os alunos do 2º e 3º ano produziram artigos de opinião.

Durante o ano, professores de escolas públicas de todo o país receberam a Coleção da Olimpíada, material de apoio no ensino da escrita de diferentes gêneros textuais, utilizado pelos alunos no horário regular de aulas. A olimpíada teve como tema O lugar onde vivo, que proporciona aos estudantes uma reflexão sobre a própria realidade. Os 20 alunos e professores vencedores da etapa nacional recebem medalhas de ouro e notebooks. As escolas nas quais estudam os 20 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, projetor e telão, além de livros para a biblioteca, de acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Itaú Social.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]