• Carregando...

O prazo para que as escolas da rede estadual se inscrevam na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) segue até o dia 1.º de abril. A competição é voltada aos alunos do ensino fundamental – anos finais e do ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), de todas as redes públicas. As inscrições devem ser feitas pelas próprias escolas através da internet, na página http://www.obmep.org.br

As provas da 1.ª fase são aplicadas em junho e as da 2.ª fase em setembro. Serão premiados alunos, professores e escolas, e as categorias incluem medalha de ouro, de prata e de bronze, além de menção honrosa.

Os alunos que conquistam menção honrosa recebem certificado impresso enviados para as escolas. As medalhas de bronze e prata são entregues em cerimônias regionais, e as de ouro em um evento nacional, com todos os medalhistas dessa categoria.

Na edição passada a rede estadual de educação do Paraná conseguiu 36 medalhas de ouro, 85 de prata, 188 de bronze e 1.427 menções honrosas. Trinta e oito professores e 54 escolas também foram premiados.

Internacional

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras também está com inscrições abertas para estudantes do ensino fundamental e médio até o dia 13 de abril. Elas são gratuitas para a rede pública e devem ser feitas pelas próprias instituições de ensino, que designam um professor como responsável pelas atividades, na página www.matematicasemfronteiras.org

A olimpíada consiste na aplicação de uma única prova dissertativa, nas próprias escolas, resolvida por uma equipe de alunos em cada turma, sem auxílio do professor. Elas variam entre oito e treze questões, sendo uma delas em língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês), com a resposta desta devendo ser na mesma língua.

Não há limite para a quantidade de turmas que pode participar, mas cada uma poderá inscrever somente uma equipe.

As turmas premiadas receberão certificado de premiação digital e ficam credenciadas para participarem de outras competições internacionais. As categorias são medalha de ouro, de prata, de bronze e menção honrosa.

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é a versão brasileira do evento Mathématiques sans Frontières, criado por organizações de ensino francesas na década de 90. No Brasil ela é realizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento, com apoio do Consulado Geral da França, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Em 2015 participaram da competição 200 mil alunos de 28 países, sendo 30 mil brasileiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]