• Carregando...
2017 terá pelo menos 2 eclipses importantes integrando o ról de eventos da astronomia. | Reprodução/Pixabay
2017 terá pelo menos 2 eclipses importantes integrando o ról de eventos da astronomia.| Foto: Reprodução/Pixabay

Superluas, eclipses e chuvas de meteoros são alguns dos fenômenos da astronomia que encantam as pessoas todos os anos. Esses eventos conseguem ser previstos com um bom tempo de antecedência, fazendo com que seja possível se programar para observar ou até para viajar até locais de melhor visibilidade, por exemplo. A Gazeta do Povo selecionou os principais fenômenos dos céus para 2017,com o auxílio do presidente do Grupo de Estudo e Divulgação da Astronomia de Londrina (Gedal), professor Miguel Fernando Moreno.

Eclipse solar parcial

Um eclipse solar parcial irá escurecer o domingo de carnaval de 2017. O fenômeno acontece na manhã do dia 26 de fevereiro, e será visível no Paraná. Quanto mais ao Sul do estado, maior será a porção do Sol eclipsada pela Lua. A trajetória completa estimada pelo eclipse pode ser conferida em um gráfico criado pela Nasa.

O professor Moreno chama a atenção para os cuidados necessários para a observação segura do evento: “é preciso usar protetor solar e óculos de sol”, alerta.

Júpiter em oposição

Em abril de 2017 ocorre a oposição de Júpiter. Isso significa que, para quem observa da Terra, o planeta fica do lado oposto ao que está o Sol. Assim, ele “nasce” em um horário muito próximo ao do pôr do sol, e permanece no céu durante toda a noite.

Além de ser o período mais propício para a observação do planeta, também é seu momento de maior proximidade com a Terra. Isso facilita a contemplação das luas do astro, por exemplo. Segundo o professor Moreno, as quatro maiores luas do planeta foram descobertas por Galileu justamente em um momento de oposição, há mais de 400 anos.

Superlua de maio

Superluas acontecem quando a lua se aproxima na Terra. Na foto, superlua de outubro de 2016Ricardo Stuckert /Fotos Públicas

Em 2016, várias superluas estamparam os céus. O fenômeno, ocorre quando a Lua se aproxima da Terra, tornando-a aparentemente maior e mais brilhante, também irá ocorrer em 2017. A primeira vez será no dia 25 de maio.

Saturno em oposição

Em junho de 2017, será a vez de Saturno entrar em oposição ao Sol. Nesse período de observação facilitada, o professor Moreno indica a admiração dos aneis de Saturno, “que sempre causam enorme fascínio”.

Superlua de junho

Outra superlua, dessa vez com uma lua nova, estará próxima da Terra na noite do dia 24 de junho.

Eclipse Solar Total

No dia 21 de agosto de 2017, ocorre um eclipse que está sendo chamado de “O Grande Eclipse Americano”, pois a faixa onde será possível observar a totalidade do eclipse cruza os Estados Unidos de costa a costa. Nos meios astronômicos, inclusive, tem acontecido uma mobilização turística para o país, com o intuito de se observar este eclipse. “Isso está acontecendo inclusive pela possibilidade de que, em caso de mau tempo em determinada cidade, é possível o deslocamento ágil para outro ponto do extenso território norte-americano onde se possa observar perfeitamente o fenômeno”, esclarece o professor.

O eclipse solar total ocorre quando a Lua se coloca em frente ao Sol, ocultado sua luz. Em um mapa criado pela Nasa, é possível conferir toda a rota do eclipse, que deixará grande parte dos Estados Unidos na escuridão.

No Brasil, apenas os estados mais ao norte conseguirão observar o fenômeno - ainda que de forma parcial. No Paraná o evento não será visível.

Chuva de meteoros Leonídeos

As chuvas de meteoros podem ser visíveis ou não, dependendo da interferência da lua. Na foto, chuva de meteoros advinda do Cometa Halley.Patrick Pleul/AFP

Em 17 de novembro de 2017, ocorre uma chuva de meteoros. Esse tipo de fenômeno normalmente é uma incógnita, de acordo com Moreno: nunca se sabe se será um espetáculo ou um fiasco. Como a Leonídeos irá acontecer em uma noite sem Lua, as chances de que seja visível são maiores, pois a luz da Lua atrapalha a visibilidade dos meteoros.

Superlua de dezembro

A última superlua do ano, desta vez com uma lua cheia, na noite do dia 3 de dezembro e vai até a madrugada do dia seguinte.

Chuva de meteoros Geminídeos

No dia 13 de dezembro de 2017, ocorrerá mais uma chuva de meteoros. Desta vez a Lua, apesar de demorar para surgir, aparecerá no céu por volta de 3h da manhã, que deverá ser o horário limite para enxergar os meteoros de Geminídeos cortando o céu.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]