• Carregando...

A abertura uma hora mais cedo, distribuição de senhas para dois períodos e a volta ao trabalho de dez unidades de Curitiba e da maioria das prefeituras da região metropolitana contribuíram para redução da fila do posto central do Instituto de Identificação do Paraná. As portas da unidade foram abertas às 8 horas. Meia hora mais tarde, as 170 senhas já haviam sido distribuídas. A fila acabou porque só precisaram permanecer na espera as 90 pessoas que conseguiram senhas para ser atendidas ainda pela manhã. Entretanto, a demora no atendimento para quem já tinha pego a senha foi de quase três horas em alguns casos.

A professora Tatiane da Silva Assef Bruginski, 25 anos, foi requerer a segunda via da carteira de identidade. Chegou às 8 horas e só conseguiu ser atendida depois das 11 horas. A senha era número 68. "Acho um desrespeito. Pagamos uma taxa bem cara para chegar aqui e não sermos bem atendidos", diz.

A mesma estratégia da unidade do Centro não deu certo no posto localizado do Portão. Apesar de ter recebido a senha para atendimento no período da tarde, a população preferiu continuar na fila. Foram entregue 65 senhas.

Nas unidades que voltaram a funcionar ontem o movimento foi tranqüilo. Na Rua da Cidadania do Carmo, a fila era formada por cerca de dez pessoas, mas o atendimento estava demorando pouco mais de dez minutos. Já na Rua da Cidadania da Fazendinha não havia fila. Porém, a primeira carteira só pôde ser providenciada uma hora e meia depois da abertura da unidade. O novo sistema de informática para preenchimento de requerimento, implantado para agilizar a emissão da carteira, estava fora do ar.

Segundo o diretor do instituto, Luís Fernando Viana Artigas, o problema foi localizado e não comprometeu o atendimento. Segundo Artigas, o novo sistema vai garantir que a carteira fique pronta em apenas 15 dias, ao invés de 90.

O prazo para a emissão será de cinco dias para os pedidos que forem feitos na unidade central, 10 dias para os requerimentos feitos em outros postos em Curitiba e 15 dias para os pedidos que vierem do interior ou região metropolitana. "O requerimento preenchido à mão tinha que passar por 13 setores para checagem e agora só serão sete", explica. Também conforme Artigas, o tempo de espera na fila após apanhar a senha não tem como ser reduzido porque as digitais continuam sendo registradas com tinta. A expectativa é de até o fim do ano o sistema seja digitalizado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]