• Carregando...

Rachaduras, bolor e mofo tiram o sono dos moradores. Quando chove a situação fica pior

Moradores do conjunto habitacional Modena, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, reclamam sobre a falta de infraestrutura adequada e do desconforto das moradias. Rachaduras comprometem a estrutura dos blocos e quando chove a situação piora. A construtora responsável pela obra da Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Curitiba é a Cobec, a mesma que fez o conjunto Ilha do Coral, onde no início da semana parte do terreno em frente a um dos blocos de apartamentos desabou com as chuvas fortes.

Segundo reportagem do telejornal ParanáTV, 1.ª edição, um dos pilares de sustentação do conjunto Modena está se deteriorando. "A gente vê nitidamente um pilar que não está apenas com aspecto de enfeite, ele tem uma função. Ele não tem nenhuma ferragem, não aparece a ferragem", afirmou a engenheira Vera Schedalj, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, que avaliou o conjunto.

Além das rachaduras nas paredes, os apartamentos têm infiltrações que geram mofo, bolor e mau cheiro para os moradores. "Eu tenho a minha esposa que tem problema de bronquite e asma, isso aqui é uma coisa revoltante", afirmou o aposentado Luiz Carlos Bressan. Quando chove a situação fica mais preocupante. As bocas de lobo transbordam e o mau cheiro aumenta.

De acordo com o telejornal, o conjunto Modena foi entregue pela Cohab em dezembro de 2007. São 326 apartamentos e os moradores têm até 15 anos para quitar as prestações, mas muitos já querem deixar o local.

Deslizamento

No mesmo bairro Santa Cândida, alguns moradores do conjunto Ilha do Coral ainda não conseguiram retornar para casa. Oito apartamentos foram interditados pela prefeitura. A reportagem do telejornal ParanáTV tentou conversar com os engenheiros da construtora Cobec, responsável pela construção dos dois conjuntos, mas eles preferiram mandar uma nota oficial.

O texto se refere ao conjunto Modena, a construtora disse que não sabia sobre os problemas no local. A empresa que administra a obra e que seria responsável por receber eventuais reclamações de moradores, e repassar tudo para a construtora, não teria enviado as informações. A construtora Cobec afirma que não recebeu nenhuma reclamação, nenhum pedido de reparo dos problemas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]