Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

Após quatro anos, a prefeitura de Curitiba tomou posse nesta quinta-feira (20 do novo Conselho Municipal de Transporte. O grupo se reunirá para discutir o transporte coletivo da capital e região e tentar ajudar a desatar os nós do setor. A última nomeação desse conselho ocorreu em 2011. Naquela época, o grupo se reuniu apenas até junho.

“Queremos que outros setores da sociedade possam participar ampliando o debate de forma permanente. Inclusive discutindo as decisões da Justiça do Trabalho, do Ministério Público e eventuais decisões judiciais’, disse o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

Questionado sobre os primeiro foco do conselho, Fruet disse que o tema principal deve ser o financiamento do sistema. “A parte operacional já funciona bem. O grande nó é o financiamento para que possamos buscar soluções mais seguras”, afirmou.

A data-base da renovação da tarifa técnica do transporte público de Curitiba venceu no último mês de fevereiro e esse valor ainda não foi divulgado pela prefeitura. Atualmente, os empresários recebem R$ 3,18 por passageiro transportado. Mas a nova tarifa técnica deverá remunerá-los de forma retroativa.

Apesar da posse do novo conselho ter ocorrido ainda durante essas negociações, o grupo não participará diretamente da definição desse novo valor. “Até porque não daria tempo. A tarifa técnica já chegou a Urbs e estamos discutindo. O valor ainda não podemos divulgar, pois o mais importante no momento é definir a correção dos itens da planilha”, disse Fruet.

O grupo ainda não agendou sua primeira reunião, mas deve fazê-lo em breve. Nesse encontro serão discutidos os focos do trabalho e um cronograma para novas reuniões.

Confira a Composição do conselho:

Poder Executivo

Caíque Ferrante

Poder Legislativo Municipal

Professora Josete

Empresas contratadas por licitação

Dante Gulin

Representante do Sindimoc

Anderson Teixeira

Representante dos usuários
Entidade representativa Sinditest/ Passe Livre

Luiz Felippe de Castro Henning

Representante da Urbs

Roberto Gregorio da Silva Junior

Ippuc

Daniel Johansen de Moura

Instituição de ensino superior PUC-PR

Fábio Duarte de Araújo Silva

Governo do Estado

Carlos do Rego Almeida Filho

Municípios da região metropolitana – ASSOMEC

Carlos Eugênio Stabach

Entidade executiva de trânsito – Setran

Luiza Simonelli

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]