• Carregando...

São Paulo – A montagem dos palanques regionais será um dos pontos centrais da primeira reunião do conselho político da campanha presidencial do tucano Geraldo Alckmin, que será realizada hoje em Brasília. Dirigentes do PSDB e PFL reconhecem dificuldades para a formação de palanques consensuais em vários estados, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal, além de divergências entre os dois partidos em pelo menos outros dois lugares: Sergipe e Rio Grande do Norte.

Na avaliação dos líderes dos dois partidos, o fortalecimento das campanhas regionais é fundamental para que Alckmin consiga cumprir seu principal objetivo, que é o de chegar ao segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com esse objetivo, integrantes do conselho querem apressar as negociações com os candidatos regionais do PMDB para compor alianças nos estados que ajudem a alavancar a candidatura de Alckmin.

Como o presidente Lula também já está conversando com líderes do PMDB, os dois principais candidatos ao Palácio do Planalto passam a travar uma disputa direta pelo espólio do partido.

Além disso, líderes pefelistas e tucanos também estão de olho no PP e no PTB, para recompor a parceria bem sucedida que levou Fernando Henrique Cardoso ao Planalto em 1994 e facilitou sua reeleição em 1998.

O conselho é composto pelos líderes do PSDB e PFL na Câmara e no Senado e pelos presidentes dos dois partidos, além de Alckmin e seu vice pefelista, senador José Jorge (PE). Mas o presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), vai propor hoje que o colegiado seja ampliado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]