Cartão de crédito foi apontado por consumidores brasileiros como principal vilão do orçamento familiar| Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os juros abusivos de cartões de crédito praticados por bancos brasileiros motivaram a Proteste Associação de Consumidores a iniciar uma campanha e um abaixo-assinado para que seja estabelecido um limite máximo para essas taxas.

CARREGANDO :)

Pesquisa realizada pela entidade apurou que os cartões de crédito, juntamente com os cheques especiais, são as principais causas do endividamento dos brasileiros – 62% das famílias brasileiras estão endividadas e o cartão de crédito foi apontado por 77,2% dos entrevistados como a principal dívida.

Segundo a Proteste, as taxas elevadas impedem que os consumidores honrem seus compromissos – por aqui, os juros cobrados sobre o crédito rotativo do cartão podem alcançar 725% ao ano.

Publicidade

Dados do Banco Central do Brasil mostraram que a taxa média de juros cobrados sobre o crédito rotativo do cartão de crédito chegou a 403,5% ao ano em agosto. No mesmo mês do ano passado, a taxa era de 311,% ao ano.

Para proteger os consumidores desse cenário, a entidade propõe que seja permitida a cobrança de juros sobre o crédito rotativo dos cartões apenas até o dobro dos juros do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), mecanismo aplicado pelos próprios bancos quando do empréstimo entre instituições financeiras. Atualmente, a taxa CDI é 10,81% ao ano.

Abaixo-assinado

Para participar, basta acessar o site da Proteste (www.proteste.org.br) e assinar a petição on-line, que será enviada às autoridades do país, ao Banco Central e ao Congresso.

Veja também
  • Chuvas e vendavais causam estragos na Santa Casa de Paranavaí
  • MPF pede arquivamento de inquérito sobre atuação de Lula no mensalão
  • Em filiação de Marta Suplicy, cúpula do PMDB defende ruptura com o PT em SP