• Carregando...

O consórcio Furnas-Odebrecht, responsável pelo estudo técnico das hidrelétricas do Rio Madeira, enviou ao Ibama respostas a uma série de questionamentos que atrasam a licença prévia, requisito para que seja definido o leilão de licitação da obra – prioritária para o PAC e pivô de uma crise no governo. Há intensa pressão do Planalto, do PT e do consórcio para que o aval saia até o fim do mês. Alega-se que, depois disso, por razões sazonais, a obra atrasaria pelo menos um ano. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) está convencida de que a licença tem de ser concedida. Já o Ibama promete esticar a greve e promover, no domingo, uma coleta de assinaturas de repúdio a Lula pelas críticas feitas à greve no órgão.

***

Cardápio – Entre os mais recentes questionamentos feitos pelo Ibama ao projeto das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau constava o já mencionado obstáculo à migração de peixes – os "bagres" a que Lula se referiu – mas também o suposto acúmulo de sedimentos e riscos de contaminação por mercúrio na região. Bate-cabeça 1 – Na mesma hora em que os governistas da CPI do Apagão derrubavam o requerimento de Gustavo Fruet (PSDB-PR) solicitando ao TCU dados sobre a Infraero, os petistas Paulo Rubem (PE) e Walter Pinheiro (BA) apresentavam, na Comissão de Orçamento, pedido mais direto ao tribunal: "todos os processos de irregularidades referentes à Infraero". Bate-cabeça 2 – A vaca só não foi para o brejo porque a dupla do PP formada por Ricardo Barros (PR) e João Leão (BA) obstruiu e derrubou a sessão antes que o requerimento fosse votado. Lembrando que Walter Pinheiro é vice-líder do governo, o também petista André Vargas (PR) disparou: "Enquanto quebramos lança na CPI, eles fazem o jogo da platéia".

Fórceps – A CPI das ONGs, que havia sido enterrada na terça-feira com o endosso até da oposição, renasceu ontem depois que seu autor, Heráclito Fortes (DEM-PI), emparedou Renan Calheiros (PMDB-AL). Assim, antes mesmo de ser instalada, a comissão foi apelidada de "CPI Fênix".

Contra-ataque – Informados de que o presidente do PMDB, Michel Temer, teria obtido de Lula o aval para instalar Luiz Paulo Conde em Furnas, os senadores do PMDB acionaram o ministro Silas Rondeau (Minas e Energia) para reiterar o veto a um indicado da Câmara em cargo que julgam ser da sua cota. Guerra santa – O site do PRB, sigla de José Alencar, do futuro ministro Mangabeira Unger e da Igreja Universal do Reino de Deus, criticou duramente os gastos oficiais com a visita de Bento 16 ao Brasil. Para lembrar – Um grupo de deputados enviou carta aberta aos bispos reunidos no 5.º Celam lembrando os 40 anos da encíclica "Populorum Progressio", de Paulo VI, considerada um marco para a chamada ala progressista da Igreja Católica. O texto lamenta que Bento XVI não tenha citado o documento na visita. Cara ou coroa 1 – Deve ir a voto na reunião da Executiva do DEM, hoje, a disputa entre os grupos de ACM e de Paulo Souto pelo comando do diretório baiano. Os carlistas ameaçam deixar a legenda se perderem a queda-de-braço. Cara ou coroa 2 – O presidente do DEM, Rodrigo Maia, passou o dia ontem em reunião com o antecessor, Jorge Bornhausen, a quem o grupo de ACM atribui a disposição de tirar o comando do diretório baiano do senador. Não havia sinal de acordo. Pré-temporada – O ex-governador Germano Rigotto (PMDB- RS), que assume hoje uma vaga no CDES, já vem trabalhando há semanas no comitê de reforma tributária do "Conselhão" de Lula.

TIROTEIO

* Do deputado federal CÂNDIDO VACCAREZZA (SP), em resposta à especulação de que seu partido, o PT, possa vir a ceder para algum aliado a cabeça da chapa governista na próxima eleição presidencial:

– Defendo o governo de coalizão, assim como a aliança entre PT, PMDB, PSB, PC do B e outras siglas em 2010. O melhor nome é Marta Suplicy. O PT, partido mais votado nas duas últimas eleições, é que pode dar unidade à aliança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]