• Carregando...
 | Ateliê João Turin/Divulgação
| Foto: Ateliê João Turin/Divulgação

O mistério sobre o conteúdo da garrafa encontrada embaixo da estátua de Tiradentes, retirada da praça de mesmo nome no Centro de Curitiba, na última quarta-feira (25), está próximo de chegar ao fim. A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) anunciou na tarde desta terça-feira (30) que a "cápsula do tempo" vai ser aberta na quinta-feira (1°), às 9 horas.

O Instituto João Turin, que encontrou o objeto durante a retirada do monumento para uma restauração, confirmou a data, mas não o horário da abertura da garrafa, que será feita na sede do instituto, em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba.

O coordenador da entidade que promove a restauração de toda a obra de Turin, Maurício Appel, conta que representantes da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estarão presentes. Até o momento, a única informação confirmada sobre o conteúdo é de que se trata de um papel com manuscritos e um pedaço de metal.

"A garrafa está no meu escritório particular, nem para o instituto foi. Está lacrada e só vai ser aberta durante o evento. O que chama a atenção é a grande brincadeira que virou a especulação sobre a garrafa. Fui em um casamento no sábado e umas 80 pessoas perguntaram da garrafa, ficou algo divertidíssimo palpitar sobre o que há dentro do recipiente".

Segundo a FCC, o destino do objeto só será definido após a revelação do mesmo, já que, se for uma carta de cunho pessoal, os direitos pertencerão à família do autor.

Palpites a parte, a garrafa também cumpre um papel de resgate histórico. Segundo Appel, inúmeras pessoas mandam novas informações sobre a inauguração da estátua que integram um fragmento importante da história da cidade. "Depois da descoberta, pessoas nos procuraram e entregaram materiais como uma ata da Sociedade Italiana, que foi quem encomendou a escultura. Trouxeram também o discurso da inauguração. Está aparecendo de tudo", empolga-se Appel.

Internautas se divertem com palpites

Nas redes sociais, os internautas se arriscam em palpites sobre o conteúdo da garrafa misteriosa, a maioria dos comentários são em tom de brincadeira. A página no Facebook "Ser Curitibano", após provocar os internautas e dar quatro opções de escolha para palpites, recebeu 137 curtidas e 36 comentários com "apostas" – a maioria em tom irônico.

Entre os palpites incluídos sobre o que tem dentro da garrafa está "um saco de pão da Padaria América" e "uma receita da Farmácias Minerva". Os leitores complementaram com muitas brincadeiras e surgiram coisas como "o porco-cofre do Banestado" e "o mapa do tesouro do Pirata Zulmiro".

Recuperação da obra de Turin

A estátua na qual foi encontrada a garrafa, que representa o líder da Inconfidência Mineira – Joaquim José da Silva Xavier –, fica no marco zero da capital. O monumento é apenas uma das obras feitas por Turin que fazem parte do patrimônio histórico da cidade. Integram a obra do artista espalhada pelas praças da capital a peça Luar do Sertão (a onça rugindo que fica na rotatória ao lado da sede da prefeitura) e a escultura de uma águia, na Praça Santos Andrade.Todas essas obras serão revitalizadas como parte de um projeto do Ateliê João Turin.

A intenção é restaurar todo o acervo do artista e elaborar materiais que resgatam a vida e obra do artista. Além disso, serão criados novos moldes para poder reproduzir as esculturas. Essas três estátuas originais das praças, por exemplo, voltam para as praças em agosto, mas as cópias farão parte de exposições que vão percorrer o país e o mundo.Já estão previstas passagens das obras por pelo menos cinco capitais brasileiras.

Entre os destinos internacionais, Bruxelas, capital da Bélgica, onde Turin estudou, também está no roteiro. Nova York, nos Estados Unidos, compõe a lista também, e há possibilidade de a exposição seguir para Paris, na França. Nesta última cidade, o artista viveu entre 1911 e 1922.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]