• Carregando...

Foi controlado no início da noite o incêndio florestal no morro Rochedinho, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, no Litoral paranaense. O fogo teria começado por volta das 14h30 desta sexta-feira (15) e atingiu o cume do morro que fica próximo à linha férrea, a 625 metros de altitude.

Foram usadas bombas costais e abafadores para controlar o incêndio. Uma equipe de 25 pessoas, entre bombeiros e policiais da Força Verde, vai pernoitar no local para evitar novos focos de incêndio - provocados pelo vento. Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental e da Defesa Civil ajudaram no combate às chamas.

Ainda não foi possível dimensionar a área afetada e o impacto ambiental causado pelo incêndio. Uma das principais suspeitas para origem do fogo, segundo a agência estadual de notícias, é que tenha sido provocado por fagulhas produzidas pelo atrito do trem com a linha férrea, que com os ventos e o tempo seco atingiram a vegetação.

O IAP e o Corpo de Bombeiros irão apurar as causas do incêndio e, caso seja comprovada a suspeita, os responsáveis pela manutenção da linha férrea poderão ser autuados. O local é uma área de preservação permanente (APP) e sua devastação é considerada crime ambiental. Fogo no perímetro urbano

Um outro incêndio foi controlado em uma área de vegetação nas proximidades da Academia de Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A fumaça do incêndio dificultou a visibilidade dos motoristas que trafegavam pela BR-277, por volta das 14h30. Segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho, já não há mais riscos para os veículos que passam pelo local.

Outros focos

Equipes do Corpo de Bombeiros combateram 13 focos de incêndio em Curitiba e região metropolitana na tarde desta sexta e havia pelo menos outros 23 chamados a espera de atendimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]