• Carregando...
Vídeo | Reprodução/TV Globo
Vídeo| Foto: Reprodução/TV Globo

Rio de Janeiro – Indiciados no final do mês passado pelo Ministério Público, os controladores de vôo Jomarcelo Fernando dos Santos e Lucivaldo de Alencar, acusados de serem responsáveis pelo maior acidente aéreo no Brasil, decidiram quebrar o silêncio. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, ontem, eles se disseram injustiçados e culparam o sistema da Aeronáutica pelo acidente com o avião da companhia aérea Gol em setembro do ano passado.

"Tenho consciência de que não tive culpa. Segui todos os regulamentos do tráfego aéreo. Acreditei nas informações que eu tinha", afirmou Santos, que, mesmo assim, revela não ter mais condições emocionais de voltar ao trabalho. Controlador de vôo há quatro anos, o sargento da Aeronáutica Jomarcelo Fernando dos Santos, de 27 anos, foi acusado de conduta dolosa por expor o vôo a perigo de forma consciente.

Já Alencar é ainda mais enfático ao rebater as acusações. Segundo ele, o acidente poderia ter sido evitado caso o sistema não tivesse falhado. Emocionado, Alencar disse não ser "criminoso" e também que não pretende abandonar sua profissão.

"O que aconteceu foi uma informação errada", se defende. O plano de vôo do Legacy estabelecia que o jato deveria voar de São José do Campos até Brasília a 37 mil pés e depois desceria para 36 mil pés. Mas o Legacy se manteve em 37 mil, altitude na qual em sentido contrário vinha a aeronave da Gol. Os controladores, segundo ele, não tinham como ver esse cenário, isto porque o sistema mudou automaticamente a altitude do Legacy assim que o jato entrou no céu de Brasília.

Santos admitiu que erros de software já haviam ocorrido anteriormente. Em nota oficial, o comando da Aeronáutica respondeu ao Fantástico que não identificou nenhuma deficiência nos equipamentos. Segundo a nota, o sistema emitiu todos os alertas previstos e conhecidos para que os controladores pudessem evitar o acidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]