• Carregando...

Em privado, ministros do Supremo manifestam preocupação com a escalada retórica de apoiadores de Lula. Nos últimos dias, vários passaram a sugerir a "ilegitimidade" de qualquer resultado que não seja a vitória do petista já no primeiro turno.

Ontem, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B), voltou-se contra a "campanha dos adversários querendo levar a eleição para o segundo turno, independente da vontade do eleitor, porque acham que assim é melhor". Aldo arrematou: "melhor para quem, cara pálida?". Ministros temem que a radicalização lance desconfiança sobre o processo eleitoral e ajude a dividir a sociedade uma vez apurados os votos.

***

Pró-ativo – Embora Expedito Afonso Veloso tenha declarado à Polícia Federal não ter sido "a pessoa que montou o dossiê", os investigadores estão convencidos que o ex-diretor do Banco do Brasil não entrou na história apenas como divulgador do papelório. Seleção – Em seu depoimento à PF, o churrasqueiro Jorge Lorenzetti afirmou ter escolhido Gedimar Passos para trabalhar no setor de arapongagem da campanha de Lula "através de consulta feita ao Recursos Humanos do PT". Tudo pelo social – Sobre os repasses milionários do governo federal à sua ONG Unitrabalho, Lorenzetti disse à PF que eles se devem ao "maior empenho social" da administração Lula. Desmemoriado – Osvaldo Bargas, outro homem do dossiê, declarou ter recebido de Lorenzetti a missão de encontrar um repórter "de confiança" para dar curso à denúncia. Bargas perguntou a Ricardo Berzoini "se ele conhecia algum". O presidente do PT disse "que não se lembrava".

Piada pronta – Ganhou o apelido de "Lei Lorenzetti" o decreto assinado por Lula reduzindo o IPI de chuveiros, entre outros materiais de acabamento da construção civil. Maldição – Ibsen Pinheiro, José Dirceu, José Genoíno, Bnito Gama. Dos principais algozes de Collor no Congresso em 1992, somente um ainda não havia caído em desgraça: Aloízio Mercadante.

Na cabeça – Em nova rodada da pesquisa Ibope sobre a eleição para deputado federal, Paulo Maluf (PP) recebeu, de longe, o maior número de declarações espontâneas de voto em São Paulo. Em segundo lugar ficou Clodovil (PTC). Pernambuco – Pesquisa do instituto Campus encomendada por Eduardo Campos (PSB) o aponta com 30% das intenções de voto na disputa pelo governo estadual, 15 pontos à frente de Humberto Costa (PT). Mendonça Filho (PFL) lidera com 39%. Paraná – Segundo turno à vista: o GPP dá a Roberto Requião (PMDB) 47,5% dos votos válidos, contra 52,5% da soma dos adversários. Alckmin tem 45,4% no estado, contra 33,2% de Lula. Voto na mesa – O restaurante Piantella, tradicional reduto de políticos em Brasília, terá telão e dez computadores conectados ao TSE para quem quiser acompanhar a apuração domingo na capital. Lançamento – O advogado Ives Gandra da Silva Martins lança hoje no auditório da Lex Editora, em São Paulo, o livro "O Estado de Direito e o Direito do Estado".

***

TIROTEIO

* Do deputado Ricardo Barros (PP-PR), sobre o fato de o presidente Lula ter se comparado a Jesus Cristo, no domingo, em Sorocaba.

– Jesus Cristo foi traído por um apóstolo, e já sabia que seria. Lula se diz traído por todos e sustenta nunca saber de nada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]