• Carregando...

A Operação São Francisco acertou em cheio a alta hierarquia da Polícia Militar do Paraná. O atual comandante do Policiamento do Interior, coronel Sérgio Filardo, foi preso por suposta participação no esquema de tráfico internacional de aves. O pedido de prisão, aceito pela Justiça, se baseia em escutas telefônicas, que apontaram Filardo como negociador, quando era comandante da Força Verde, de um pedido de arquivamento de multa ambiental.

Em 2009, Márcio Rodrigues, considerado líder da quadrilha, foi autuado em R$ 203 mil pela posse de aves não legalizadas. O auto de infração gerou um processo administrativo no Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Conversas de um outro funcionário público, o analista de contas e assessor do gabinete do conselheiro Artagão de Matos Leão no Tribunal de Contas (TC) do Estado, Sérgio Buzato, apontam que Filardo faria esforços para arquivar a multa. O responsável pelo setor de fiscalização e licenciamento ambiental do IAP, Harry Teles, e o fiscal Jackson Vosgerau – ambos presos na operação de ontem – foram acionados por Buzato e deram parecer pelo arquivamento do processo de multa.

O IAP informou que uma sindicância foi aberta para apurar o envolvimento dos funcionários. O TC anunciou que não se pronunciaria. E o comando da PM se disse surpreso e acrescentou que espera ser oficializado para decidir que medidas tomar sobre o caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]