• Carregando...

O Corpo de Bombeiros atendeu somente nesta segunda-feira (29) quatro chamados para combater incêndio em terrenos baldios e áreas verdes em Curitiba e região metropolitana. De acordo com o levantamento do tenente Eduardo Pinheiro, do Corpo de Bombeiros, de sexta-feira (26) até esta segunda-feira foram 24 atendimentos, sendo 14 na capital e 10 na RMC. Uma média de seis por dia. Em nenhum deles foi registrado morte e as casas não foram atingidas.

Ainda segundo o tenente, os motivos da incidência dos incêndios são as condições mais propícias desta época. "Os ventos fortes, a vegetação e o clima seco ajudam na propagação da queimada, mas sem dúvida a imprudência humana é a principal causa", acusa Pinheiro.

"As pessoas decidem limpar o terreno ateando fogo, sem qualquer orientação. Quando o fogo sai do controle eles acionam os bombeiros", relata o tenente.

BalançoDe janeiro a agosto deste ano já foram contabilizados 4.306 incêndios desta natureza no Paraná. Se comparado com a mesma época de 2004, quando foram registrados 2.978, houve um aumento de 45% nos atendimentos.

Maringá, no Noroeste do estado, é a cidade com mais chamados. De acordo com o levantamento, foram 1.300 atendimentos. Londrina, no Norte, vem em segundo com 761, seguida por Curitiba com 484 chamados e a RMC aparece com 236 atendimentos.

Ações de prevençãoA partir desta terça-feira (30), como medida preventiva, todos os bombeiros que trabalham em setores administrativos estarão em prontidão e à disposição da corporação para ajudar, quando necessário, seja em qualquer lugar a qualquer hora. A decisão é do coronel Mário Yoshio Wako, comandande do Corpo de Bombeiros.

Outra medida que objetiva reduzir os estragos ambientais será tomada, na quarta-feira (31), em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais do estado. "Será feito um treinamento com a equipe do Corpo de Bombeiros da cidade para combater incêndio em florestas", explica Pinheiro.

OrientaçõesO tenente orienta a população para que o número de incêndios em áreas verdes e em terrenos baldios não aumente. "Peço para que não ateie fogo em qualquer tipo de vegetação. Se o objetivo é fazer a limpeza do terreno, entre em contato com a prefeitura do seu município. Depois se for preciso atear fogo em regiões agrícolas, peça orientação aos técnicos agrícolas ou ao Corpo de Bombeiros".

"Aos motoristas que rodam pelas estradas o pedido é que não joguem bitucas de cigarro, latas e nem vidros, porque isso pode iniciar um incêndio. E por último, na região urbana, não coloque fogo em terrenos baldios", complementa Pinheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]