• Carregando...

Após o controle do incêndio químico ocorrido em um depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina, a equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná em Guaratuba voltou ao estado de normalidade. A corporação estava em alerta desde a manhã de quarta-feira (25), quando a fumaça tóxica era intensa e tinha risco de atingir o Litoral sul do estado.

Conforme o Capitão Jonas Emmanuel Denghi Pinto, oficial de planejamento, operações e assuntos de defesa civil do Corpo de Bombeiros do Litoral, está descartada qualquer possibilidade de impacto na região.

Segundo o oficial, desde o início da situação até a noite desta sexta-feira (27), oito moradores de Guaratuba procuraram unidades de saúde do município para tratar de sintomas leves que poderiam ter surgidos por causa da inalação da fumaça tóxica. Um dos moradores é um pescador que, horas após a ocorrência, foi pescar nas proximidades da divisa entre os estados. Todos os casos foram registrados na quarta-feira pela manhã, quando o risco de inalação era maior devido à proporção da combustão.

A corporação não duvida que a fumaça tenha atingido alguns pontos de Guaratuba. No entanto, de acordo com Pinto, o que chegou ao Paraná foram "traços muito leves", que podem ter sido detectados por uma pequena porção de moradores do Litoral Sul.

"As pessoas procuraram as unidades de saúde por livre e espontânea vontade. Eram sintomas leves, alguma irritação, secura na boca. Podem ter sido até autossugestionáveis. Conversei com o secretário da saúde aqui do município [Guaratuba] e ele confirmou que os sintomas foram tão leves que ele não consegue ter certeza se estão relacionados com o incidente", explicou o capitão.

Nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros do PR nesta tarde informou que, durante voo de inspeção, constatou-se que a fumaça produzida não se deslocava ao litoral de Paraná, mas sim a noroeste do local do incêndio. Além disso, a equipe também observou que a uma distância de aproximadamente 20 quilômetros do local do incêndio a fumaça já se dissipava por completo, não sendo mais possível distingui-la da névoa marítima natural.

Polícia Ambiental assume trabalhos finais em SC

Com o fim dos trabalhos do Corpo de Bombeiros em São Francisco do Sul, os trabalhos agora seguem por conta da Polícia Ambiental catarinense. O órgão ambiental disse que ainda nesta sexta-feira intimou a empresa responsável pelo depósito de fertilizantes que explodiu a apresentar todos os documentos e autorizações ambientais que legitimam a atividade no porto do município.

Segundo o tenente-coronel da Polícia Ambiental catarinense, Leibnitz Martinez Hipolito, a empresa tem até o meio-dia deste sábado para levantar a documentação necessária e entregá-la ao órgão. Caso haja pendência nos papéis, a empresa será autuada.

A polícia informou ainda que a Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Fatma) e o Instituto Geral de Perícias do estado já iniciaram as análises para montar o laudo da ocorrência que vai calcular os impactos ambientais causados pelo incêndio. Por enquanto, segundo Hipolito, não há uma data especificada para que o laudo seja finalizado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]