O Corpo de Bombeiros de Paranaguá e a Marinha do Brasil estão em busca de Hélio Marques Moreira, de 29 anos, que desapareceu na travessia que dá acesso à Vila de Superagui, em Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, depois que um barco afundou no sábado (14). Além do homem desaparecido, outras duas pessoas (um pescador e um vendedor ambulante) estavam na embarcação, mas conseguiram se salvar.

CARREGANDO :)

As informações iniciais eram de que o rapaz desaparecido era um turista, mas, segundo familiares do vendedor que estava no barco, ele era morador de Cerro Azul e ajudava na venda de alguns produtos na região.

As buscas estão sendo feitas desde domingo (15) por meio de helicóptero, já que o mar está muito agitado na região. O acidente teria ocorrido justamente por causa da mudança do tempo, principalmente em função dos ventos no litoral.

Publicidade

Pescadores da região reclamam que problemas como este poderiam ser evitados com a abertura do canal do Boguaçu para evitar que as embarcações fiquem sujeitas às imprevisíveis mudanças do mar. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) alega que não é possível realizar a obra no local porque o espaço está em uma área de Proteção Integral do Parque Nacional de Superagui.

Segundo moradores da região, 19 pessoas já morreram nesta travessia, sendo 11 em um único acidente ocorrido em 1982. Outras dezenas de barcos já afundaram. O Movimento dos Pescadores Artesanais do Litoral do Paraná (Mopear) pede urgência na abertura do canal com cerca de 800 metros. Para os pescadores, medidas compensatórias, como o que foi feito em relação à dragagem dos canais marítimos do Porto de Paranaguá, poderiam ser adotadas para que a obra não causasse danos ambientais.