• Carregando...
Confecção dos tradicionais tapetes começou cedo em Curitiba | Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Confecção dos tradicionais tapetes começou cedo em Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Tapete montado em frente ao Shopping Mueller foi feito de materiais recicláveis
  • Religiosos de toda a cidade se envolveram na produção dos tapetes
  • Fiéis usaram material reciclável, pó de café, CDs e até mesmo cascas de pinhão
  • Eram esperados 150 mil fiéis para a missa na Catedral
  • Procissão vai da Catedral ao Palácio Iguaçu
  • Tapetes coloridos enfeitam Avenida Cândido de Abreu

A celebração religiosa de Corpus Christi reuniu milhares de fiéis na Catedral Basílica de Curitiba, na Praça Tiradentes, nesta quinta-feira (30). A estimativa é de que 120 mil pessoas tenham passado pelo local durante o dia.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o papa Francisco apareceram em vários dos tapetes montados ao longo do trajeto de 1,7 mil metros entre a Catedral e a Praça Nossa Senhora de Salete. Durante a homilia, o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, também falou sobre o evento e a visita do pontífice ao país, em julho.

A tradicional montagem de tapetes começou cedo. Na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, um dos ornamentos foi montado com material reciclável coletado pelos alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Os fiéis também usaram ferragens coloridas, isopor, pó de café, cascas de pinhão e chaves de metal para a confecção dos tapetes.

Aline Guedes, de 15 anos, participou ativamente do Corpus Christi pela primeira vez. Ela faz parte da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, que levou um grupo de 40 pessoas para produzir os tapetes. Cerca de dois mil voluntários participaram a da produção dos ornamentos, que ligaram a Catedral ao o

Uma missa que teve a participação do padre Reginaldo Manzotti começou às 14h30. Por volta das 17 horas, os fiéis que acompanharam a celebração seguiam a procissão do Santíssimo Sacramento até o Palácio Iguaçu.

Antes da missa, o arcebispo disse, em entrevista coletiva, que esse é um ano em que a Igreja no Brasil têm se dedicado de modo especial à juventude, e lembrou da Semana Missionária, período que antecede a JMJ, no qual os jovens estrangeiros vão para outras cidades do país antes de se encontrarem no evento principal, no Rio de Janeiro. Curitiba será uma das sedes, e a arquidiocese está em campanha para garantir hospedagem aos que virão. "O número de jovens que virá é imprevisível, então precisamos de famílias generosas que se ponham à disposição para acolher os peregrinos que chegarão à nossa cidade", disse Vitti.

Ao fim da celebração, o ostensório foi levado em procissão até o palco montado em frente ao Palácio Iguaçu, onde houve uma adoração seguida de uma breve apresentação musical do padre Reginaldo Manzotti.

A festa

A festa de Corpus Christi é celebrada pela Igreja Católica para enfatizar a fé na presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada. Por esse razão, todos os anos a maior parte dos tradicionais tapetes de serragem e materiais recicláveis exibem desenhos de cordeiros, cálices e outros símbolos que remetam à eucaristia.

Corpus Christi

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]