• Carregando...
Até que seja levada para o bosque de Apucarana, jiboia vai permanecer recebendo cuidados em recipiente especial | Edson Denobi/ Prefeitura de Apucarana
Até que seja levada para o bosque de Apucarana, jiboia vai permanecer recebendo cuidados em recipiente especial| Foto: Edson Denobi/ Prefeitura de Apucarana

Servidores dos Correios encontraram uma jiboia em uma encomenda que tinha como destino o município de Itaguajé, no Norte do Paraná. O caso ocorreu no último dia 20 de agosto, quando a "correspondência" chegou ao Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas de Londrina. O animal, traficado, foi detectado por um aparelho de raio X usado em inspeção de rotina da empresa.

De acordo com a diretoria regional dos Correios no Paraná, a encomenda vinha de Guarulhos, em São Paulo. Assim que a presença da jiboia foi descoberta, a empresa contatou o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que encaminhou o réptil para o município de Apucarana há oito dias.

A prefeitura de Apucarana informou que recebeu a jiboia porque o Ibama identificou o bosque da cidade como o local mais adequado na região para recebê-la. O animal – um filhote de seis meses que mede aproximadamente um metro – vai inaugurar o terrário no Bosque Municipal Parque das Aves, em Apucarana. Como a cobra ainda é filhote, ela só deve inaugurar o local daqui a cerca de dois meses, quando já conseguirá caçar sozinha.

"Ela é um animal fácil de cuidar, e como o nosso bosque tem todas as condições necessárias, podemos ter esse tipo de animal lá. No terrário, ela vai poder receber visitas normalmente", disse o secretário municipal do meio ambiente de Apucarana Itamar Gomes de Oliveira.

Até que o espaço apropriado seja construído no bosque, o filhote vai permanecer recebendo os devidos cuidados na sede da Secretaria de Meio Ambiente do município. Ele está sendo mantido em um recipiente que recebe calor.

De acordo com o secretário, durante o transporte, a cobra estava embrulhada por um saco plástico que continha alguns furos. Ela não apresenta ferimentos. O destinatário do animal já foi identificado pelo Ibama.

A jiboia deve viver aproximadamente vinte anos e poderá chegar a medir até cinco metros, com peso entre 35 e 40 quilos.

O réptil

A jiboia é uma serpente de médio ou grande porte e não-peçonhenta. É uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1 hora para percorrer uma distância de 500 metros.

Ela tem como habitat natural as Américas do Sul e Central, principalmente na Floresta Amazônica e nas florestas da Costa Rica. No Brasil é encontrada, além de na Amazônia, na Mata Atlântica, no cerrado, nas restingas, na caatinga e nos mangues.

As jiboias são carnívoras, em seu cardápio encontram-se aves, roedores de pequeno ou médio porte, lagartos grandes, outras serpentes e mamíferos de pequeno porte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]