• Carregando...

As comemorações dos 112 anos de um acontecimento que marcou a história do Paraná serão realizadas amanhã. O Cerco da Lapa, como ficou conhecida a resistência comanda pelo General Antônio Ernesto Gomes Carneiro ao avanço das tropas federalistas, vai ser lembrado com uma programação esportiva e cultural. Além de uma corrida rústica, está prevista a realização de exposição fotográfica, eventos musicais e cerimônias cívicas nos principais pontos históricos da cidade.

A festa começa às 9 horas com a largada em frente ao Panteon dos Heróis, da 3.ª Corrida Rústica 9 de Fevereiro. Cerca de 100 atletas do Paraná vão percorrer os 6 quilômetros da prova. "Por se tratar de início da temporada devem participar apenas atletas amadores", afirmou o diretor do Departamento de Esportes da Lapa, Raphael Calderari.

Na Praça General Carneiro acontecem dois eventos musicais. Às 15 horas se apresenta a banda Maestro João Francisco Mariano e às 17 horas a banda da 5.ª Região Militar. Às 15h30 o Theatro São João será palco de uma homenagem e entrega de medalhas de honra ao mérito a personalidades que se destacaram na defesa dos interesses da cidade.

História

O Cerco da Lapa foi um dos mais importantes episódios da história paranaense. Em 1894, comandados pelo General Carneiro, soldados leais ao então presidente Marechal Floriano Peixoto resistiram ao avanço das tropas da Revolução Federalista por 26 dias. Os revoltosos contestavam a República e queriam a deposição do presidente.

Em 9 de fevereiro o General Gomes Carneiro foi morto em combate. Dois dias depois foi aceita a rendição. A cidade foi a única frente de resistência encontrada no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]