• Carregando...

Seis portadores de deficiências ganham hoje um novo lar no Pequeno Cotolengo totalmente ambientado às suas necessidades, durante o tradicional churrasco da entidade. A nova casa-lar, de 175 metros quadrados, está adaptada para a circulação de usuários de cadeiras de rodas. A edificação segue também o conceito de construção sustentável, feita com materiais ecologicamente corretos e de baixo custo.

A arquiteta responsável pelo projeto, Jualiane Paes, explica que enquanto numa construção convencional, de alvenaria, o preço do metro quadrado da obra ficaria próximo de R$ 1.000, no sistema adotado na nova casa-lar o custo caiu para R$ 715, com o imóvel já mobiliado. Como exemplo da redução de custo, ela cita os blocos das paredes, todos encaixáveis uns nos outros. "Dessa forma, economiza-se de 60% a 80% de argamassa", ilustra. O bloco, chamado solo-cimento, também é menos agressivo ao meio ambiente, por conter apenas 10% de cimento – o restante é constuído de argila. "Ao contrário do tijolo, o bloco não precisa de queima. Assim se evita a poluição e derrubada de árvores", diz a arquiteta.

A casa conta também com sistema de energia solar e captação de água da chuva, para uso externo e descarga. O imóvel conta ainda com um sistema de tratamento de esgoto próprio. "A água sai 90% pura do sistema de filtragem por raízes de plantas e pode ser usada na lavagem da calçada", aponta Juliane.

Para o padre Valdeci Marcolino, diretor do Pequeno Cotolengo, a adoção da construção sustentável demonstra que as entidades sociais também podem dar exemplo na manutenção do meio ambiente. "O fato de ser um projeto não apenas ecologicamente, mas também socialmente correto ajudou a atrair investidores", afirma. No total, seis empresas patrocinaram o projeto.

Liberdade

Para Lucimar Corzon, usuária de cadeira de rodas que mora há 19 anos no Pequeno Cotolengo, a casa adaptada permitirá mais mobilidade na sua circulação. "Agora não preciso de outras pessoas para ir ao meu quarto. Vou ter liberdade de me movimentar sozinha", afirma a moça, de 26 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]