• Carregando...

São Paulo – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfego Aéreo vai ouvir hoje os quatro controladores de vôo que estavam trabalhando no Cindacta 1 em Brasília no momento do acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy. Na terça-feira, os deputados devem aprovar requerimento pedindo que os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores negociem com o governo americano a ida de uma subcomissão aos Estados Unidos para tomar o depoimento dos dois pilotos do Legacy.

"Temos de ter a versão dos pilotos e controladores", disse o presidente da CPI, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).

Na semana passada, os deputados se reuniram com o secretário Nacional de Justiça, Antônio Carlos Biscaia, para pedir apoio à realização desse depoimento. Marcelo Castro explicou que não há como os pilotos virem ao Brasil para prestar depoimento porque o governo americano não reconhece a CPI como um instrumento legal de investigação.

De acordo com o presidente, a CPI está chegando, cada vez mais, à conclusão de que os pilotos americanos não têm culpa de terem mantido a altitude de 37 mil pés depois de passarem por Brasília em direção a Manaus.

O presidente da CPI disse que "infelizmente" a culpa está recaindo, cada vez mais, sobre os controladores. Mas o presidente da CPI foi claro ao dizer que está inocentando os pilotos na questão da altitude de vôo, mas que ao desligar o transponder e não terem cumprido o plano de vôo escrito, os dois pilotos americanos também têm culpa pelo acidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]