• Carregando...

Mais do que apontar problemas, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (Crea-PR) quer sugerir soluções. Desde ontem a entidade reúne em Curitiba, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), cerca de 700 vereadores de todo o estado, chamados por meio da Associação das Câma-ras Municipais do Paraná (Acampar) para discutir temas de gestão pública, como planos diretores e saneamento ambiental. A ideia é orientar os parlamentares para promover melhorias nas cidades.

O projeto, chamado de Agenda Parlamentar, surgiu no ano passado, quando 31 municípios de importância regional, como Cascavel e Maringá, receberam diagnósticos de associações profissionais vinculadas ao Crea-PR. "Dessa iniciativa nasceram 236 propostas, das quais 5% já estão implantadas e 38% em execução", diz o coordenador do projeto, Claudemir Marcos Prattes. Entre as propostas realizadas estão os banheiros acessíveis para cadeirantes de Guaratuba e a nova iluminação da Avenida Tancredo Neves, em Cascavel.

A ideia para este ano é ampliar essa rede de apoio à gestão pública por meio das associações de municípios do estado. São 18 ao todo e seis já foram visitadas, com audiências públicas e entrega de material: 25 cadernos sobre grandes temas, com orientação técnica e detalhes sobre legislação, além dos principais erros a serem evitados. "Esses cadernos nasceram da constatação de que boa parte dos problemas encontrados naqueles 31 municípios iniciais do projeto eram coincidentes", diz Prattes. O material também pode ser encontrado no blog www.paranaemdebate.com.br, no link "Cadernos Técnicos".

Hoje à tarde, no término do encontro, será assinado um termo de cooperação técnica entre o Crea-PR e a Acampar, com o objetivo de fomentar ações conjuntas e capacitar os vereadores do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]