• Carregando...

O número de novos doadores paranaenses de medula óssea cadastrados no registro nacional (Redome) dobrou no último ano. Com isso, o Paraná passou a ser o estado do Sul do Brasil com o maior número de doadores e um dos mais bem posicionados no ranking nacional. Em 2004, foram contabilizados 4.933 novos doadores; já em 2005 9.837 pessoas registraram a intenção de se tornarem doadores.

O aumento se deve principalmente à intensificação de campanhas realizadas diretamente nos postos de coletas de sangue da rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). "Hoje quase todas as unidades do interior já estão aptas a fazer a coleta de sangue para cadastro de doador", explica o diretor do Hemepar, Doutor Vilmar Guimarães.

Medula óssea

A medula óssea é um órgão fundamental para a manutenção da saúde. Localizada no interior de alguns ossos, tem como função a produção de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas, responsáveis, respectivamente, pela defesa e oxigenação do organismo e coagulação sanguínea. Caso haja problema na produção desses elementos sanguíneos, doenças como leucemia e linfomas podem aparecer, sendo necessário, em algumas casos, um transplante de medula óssea – às vezes, única possibilidade de cura para o paciente. A dificuldade, no entanto, é encontrar um doador compatível. A chance é de 25% entre irmãos. Fora da família esse número cai para uma em cem mil. Por isso a importância de ampliar o número de doadores.

Serviço: Para se cadastrar o interessado pode se informar em qualquer unidade de coleta de sangue do Hemepar ou ligar para o telefone 0800-645-4555 e ainda (41) 3281-40000. Em Curitiba, o endereço da Hemepar é Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]