• Carregando...

Ao contrário do que parece, o hobby da columbofilia não é caro. Em um primeiro momento, pode até parecer, já que, em média, um pombo pode custar R$ 600 – os mais caros chegam a R$ 1,5 mil. Entretanto, conforme explica Wellington Oliveira, se a pessoa se filiar a uma das sociedades columbófilas pode obter um pombo gratuitamente. "O objetivo da columbofilia não é financeiro, mas sim o de estimular o hobby", ressalta Oliveira, que é presidente da Sociedade Columbófila do Paraná.

Leilões

Mesmo assim, os animais chegam a ser leiloados em competições. Do total arrecadado, 20% fica com o proprietário e o restante vai para a sociedade a qual o criador é filiado. Como se for solto esse animal vai voltar para o seu pombal de origem, após vendidos nos leilões eles são transformados em reprodutores. O mesmo vale para os animais que se aposentam – em média, os pombos-correio vivem próximo de 20 anos, mas competem aproximadamente por 10 anos.

O ideal para quem quer começar é obter um filhote. "Não adianta pegar adulto porque ele é treinado para voltar ao seu pombal de origem. Ele não vai para outro lugar", ressalta Oliveira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]