• Carregando...
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita). | Divulgação
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita).| Foto: Divulgação

Aproximadamente 900 mil crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, no sábado (16) em todo o Paraná. A vacinação vai ocorrer das 8 às 18 horas nas unidades de saúde de cada cidade e em alguns locais como shoppings, parques e supermercados.

A meta da Secretaria de Saúde é de vacinar 95% do total de crianças paranaenses nesta faixa etária. O tema da campanha deste ano é "Duas gotinhas, eu tomei", proposta pelo Ministério da Saúde.

No Paraná serão 8 mil postos de saúde que vão fazer a vacinação. Ao todo, 18 mil pessoas vão estar envolvidas na ação em todo o Paraná, para dar 1,5 milhão de doses de vacinas. Só em Curitiba, a previsão é vacinar mais de 116 mil crianças. A poliomielite está erradicada no Paraná desde 1986 e as campanhas realizadas evitam que a doença seja reintroduzida no Estado.

Crianças maiores de cinco anos não precisam receber a vacina, porque já estão imunes da doença. As menores devem receber a dose mesmo que não tenham sido imunizadas nos anos anteriores. Os pais devem levar consigo a carteirinha de vacinação de seus filhos para a atualização dos dados.

"Todas as crianças nessa faixa etária devem ser vacinadas nas duas etapas da campanha para garantir a imunização", explicou a coordenadora do Programa de Vacinação da Secretaria de Saúde, Beatriz Bastos Thiel.

Não existem contra-indicações para a aplicação da vacina contra a poliomielite. No entanto, é bom evitá-la nos casos em que a criança seja portadora de infecções agudas, com febre acima de 38ºC, diarréias, vômitos, hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, ou que, no ano passado, tenha apresentado qualquer reação anormal à vacina.

Doença

A poliomielite é uma doença infecto contagiosa, caracterizada pela paralisia flácida, acompanhada de febre. Ataca principalmente os membros inferiores e faz com que a criança perca a sensibilidade e os reflexos no membro atingido. A doença se propaga principalmente por contato direto entre pessoas. Os principais fatores que favorecem a transmissão são más condições habitacionais, higiene pessoal precária e grande densidade populacional.

Serviço

Em Curitiba, a vacinação será aplicada em locais tradicionais como na Rua XV de Novembro. No shopping Mueller, o atendimento será realizado das 10 às 18 horas. Informações sobre os locais de vacinação pelo telefone 156. Confira pelo site da prefeitura de Curitiba os locais de vacinação na capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]