• Carregando...

Cerca de cem crianças, entre recém-nascidos e jovens de até 19 anos, receberam vacinas contra Hepatite B com data de validade vencida desde 30 de setembro deste ano, em em 13 das 53 unidades básicas de saúde de Londrina, no Norte do Paraná. A Secretaria Municipal de Saúde está convocando os pais de crianças que estiveram nos postos de saúde para receber a vacina nos dias 1 e 2 de outubro para retornarem aos locais com os filhos para aplicação de uma nova dose do medicamento.

Segundo a secretaria, o vencimento apenas diminui a eficácia. "Vamos fazer uma dose a mais e não há riscos para quem tomou", assegura a diretora-executiva Sonia Regina Nery. De acordo com ela, o órgão mantém cadastrado os nomes e endereços de todos os que tomaram a vacina fora da validade.

A gerente de epidemiologia Sonia Fernandes alegou erro administrativo. "Infelizmente aconteceu. Não saberia nem te responder como algo assim ocorre. Acabou-se não tendo o cuidado necessário. Erros humanos levaram a isso", disse. Segundo Sonia, o levantamento total de quantas vacinas terão que ser descartadas só será concluído no fim do mês. "Não sabemos ainda dizer quantas doses recebemos e nem quantas foram aplicadas de forma eficaz."

A imunização contra a Hepatite B é parte do calendário de vacinas para recém-nascidos até as primeiras 12 horas. A segunda dose deve ser aplicada depois de um mês, e a terceira, cinco meses depois. Somente jovens até 19 anos que nunca tomaram a vacina quando crianças podem obtê-la.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]