• Carregando...
Padre Dirley, Fernanda e os jovens da Paróquia São Francisco de Assis: venda de espetinho e pastel | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Padre Dirley, Fernanda e os jovens da Paróquia São Francisco de Assis: venda de espetinho e pastel| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Acolhida

Curitiba se prepara para receber até 30 mil estrangeiros

Na semana que antecede a Jornada Mundial, peregrinos estrangeiros participam da Semana Missionária em outras cidades brasileiras. Para Curitiba, já está certa a vinda de 30 grupos originários da Venezuela, Argentina, Paraguai, Equador, Colômbia, México, Estados Unidos, Espanha, Polônia e Austrália.

Segundo o padre Alexsander Cordeiro Lopes, a Arquidiocese de Curitiba se comprometeu em acolher até 30 mil peregrinos. Seguindo a tradição das jornadas anteriores, os viajantes serão acolhidos, sobretudo, em casas de família. "Temos em torno de 5 mil famílias cadastradas", diz Lopes, mas, se a previsão dos 30 mil peregrinos se confirmar, serão necessários mais anfitriões.

Conforme o universitário Luciano Semprebom, a Paróquia do Santíssimo Sacramento, no Água Verde, se prepara para acolher 200 estrangeiros. Eles vão dormir e tomar café da manhã na casa que os receber. No resto do dia, uma equipe paroquial se encarregará das atividades com os peregrinos, que devem incluir ações de caridade, passeios culturais e momentos de oração.

Quer ser anfitrião?

A Semana Missionária ocorre de 14 a 20 de julho. Famílias interessadas em receber os jovens estrangeiros devem procurar a paróquia mais próxima da sua casa. Mais informações pelo e-mail juventude@arquidiocesecwb.org.br ou pelo telefone (41) 2105-6364.

Cerca de 5 mil jovens devem deixar a Grande Curitiba em julho rumo ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior encontro religioso dedicado aos jovens. Na celebração do Domingo de Ramos, no Vaticano, o papa Francisco confirmou sua participação no evento e, para conhecer o novo pontífice, grupos católicos de Curitiba e região têm usado a criatividade para garantir as despesas da viagem.

Segundo o padre Alex­­sander Cordeiro Lopes, assessor do Setor Juventude na Arquidiocese de Curitiba, não é possível precisar o número de participantes, já que as inscrições para a JMJ só são confirmadas depois do pagamento da taxa de inscrição, o que deve ocorrer em grande escala nas semanas que antecedem o evento. Além disso, muitos vão por conta própria, o que deve elevar significativamente o número real de peregrinos. "Estimamos em torno de 150 grupos partindo de Curitiba, mas o interesse é enorme; podemos nos surpreender", diz Lopes.

O evento que dura uma semana – de 23 a 28 de julho –, no entanto, exigirá dos peregrinos mais do que vontade. Somando despesas de transporte e de inscrição, o investimento total de quem optar pelo pacote completo gira em torno de R$ 1,3 mil, saindo de Curitiba e contando com um significativo desconto nas passagens aéreas. O preço da taxa de inscrição varia conforme as necessidades de cada peregrino, mas a opção que inclui todos os serviços sai por R$ 608, incluindo alojamento, cartão de alimentação, transporte, seguro e um kit peregrino.

Cofrinho

Para pagar tudo isso, o grupo de Fernanda Camargo, 24 anos, da Paróquia São Francisco de Assis, no Xaxim, têm mobilizado a comunidade há meses. "Já fizemos tarde do pastel, café da manhã colonial, venda de espetinho no fim das missas e temos mais eventos programados", conta a peregrina, que faz parte dos 42 jovens paroquianos que irão ao Rio.

Em Campo Largo, o grupo de Maiara Perussolo, 17 anos, da Paróquia Senhor Bom Jesus, optou por abordar a comunidade nos semáforos e festas paroquiais, oferecendo água e bombons, além de pedir doações. No bairro Orleans, os peregrinos da Paróquia Santo Antônio apostam no sucesso dos cachorros quentes, bolos e sonhos.

Além da arrecadação de fundos, todos os grupos ouvidos falam da importância de uma preparação espiritual. Para suprir essa necessidade, reuniões de formação e adorações vêm ocorrendo em várias comunidades espalhadas pela arquidiocese.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]