Um criminoso procurado em três países foi preso na manhã desta quarta-feira (17) em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Manoel do Nascimento, 29 anos, tem passagem e é suspeito de vários roubos no Brasil, Paraguai e Argentina. Junto com ele, a polícia prendeu Valdinei Aparecido da Silva, 33 anos, que fugiu da Colônia Penal em 2004, onde cumpria pena por roubo.
Segundo o Grupo Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial), Nascimento era procurado pela Interpol (International Criminal Police Organization, ou Organização Internacional de Polícia Criminal, em tradução literal), instituição que ajuda na cooperação de polícias de países diferentes.
Na casa onde foram presos, localizada no bairro Atuba, a polícia apreendeu quatro pistolas com mira a laser (sendo três delas Glock 9 mm importadas de uso restrito do exército), balaclavas (máscaras usadas para cometer assaltos), um rádio capaz de monitorar a comunicação da polícia e documentos falsos.
A Polícia Civil chegou até os dois procurados depois de uma denúncia anônima de "alta qualidade", nas palavras do delegado Silvio Rockembach, dada há dez dias. O policial relatou que a polícia passa agora a investigar possíveis cúmplices dos dois.
Nascimento fugiu da penitenciária de Foz do Iguaçu, região oeste do Paraná, em 2005, onde cumpria pena por porte ilegal de armas, roubo e outros crimes. Além dos crimes que já foram condenados, a dupla foi autuada novamente - agora por porte ilegal de arma de uso restrito.



