• Carregando...

Com a Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, a Igreja Católica tradicionalmente lança a Campanha da Fraternidade (CF). No entanto, em 2010 várias outras igrejas também participarão da campanha, que tem como lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro", tirado de um trecho dos evangelhos.

Entre os objetivos desta CF estão a sensibilização da sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas, a busca da superação do consumismo, a criação de laços de convivência entre os cidadãos e a discussão sobre relação entre fé e vida a partir da prática da justiça.

Esta edição da CF é a terceira que tem caráter ecumênico – em 2000 e 2005 outras denominações cristãs também se juntaram à Igreja para discutir, respectivamente, as ofensas à dignidade humana e a cultura da paz, dentro do contexto das campanhas de desarmamento que foram promovidas na época.

O lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2010 ocorre hoje, em Brasília. Em Curitiba, a abertura oficial ocorre no dia 21 de fevereiro, Bosque São Cristóvão, no bairro Santa Felicidade.

Cinzas

Na liturgia católica, a Quarta-Feira de Cinzas é um dia de jejum e abstinência – o consumo de carne vermelha é proibido, e os católicos só podem fazer uma refeição completa. Durante a missa, os fiéis recebem as cinzas e são incentivados a cumprir penitências pelos próximos 40 dias, até a Semana Santa.

Em Curitiba, o arcebispo metropolitano, dom Moacyr Vitti, celebra missa na catedral às 8h30. Ainda haverá missas ao meio-dia e às 18 horas (celebrada pelo bispo auxiliar dom João Seneme). No Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Alto da Glória, as missas ocorrem às 7, 12 e 21 horas. E na igreja Bom Jesus, na Praça Rui Barbosa, as missas estão marcadas para 7 e 12 horas, 17h15 e 19 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]