
Cubanos à vista
Cerca de 2 mil médicos cubanos devem chegar ao país até o fim de semana para a segunda etapa do programa Mais Médicos. Hoje, os primeiros 135 profissionais de Cuba desembarcam em Vitória (ES). Na próxima segunda-feira, eles iniciam o módulo de avaliação, com duração de três semanas, com aulas sobre língua portuguesa e o sistema brasileiro de saúde pública. Além dos 2 mil cubanos, os 149 médicos com diploma do exterior que foram selecionados para a segunda fase do Mais Médicos também iniciam o módulo de avaliação no dia 7.
Uma semana depois do previsto, as atividades dos médicos formados no exterior e que vão trabalhar no Paraná dentro da primeira fase do programa Mais Médicos ainda não começaram plenamente em todo o estado. Dos 30 intercambistas que vão trabalhar no Paraná, apenas 17 já obtiveram o registro provisório, documento obrigatório para o exercício da medicina. Ontem, nove registros foram emitidos pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Na semana passada, outros oito já haviam sido concedidos.
INFOGRÁFICO: Veja quais municípios vão receber médicos na 2ª fase do programa
De acordo com o CRM-PR, três registros que deveriam ter saído até ontem não foram emitidos por pendências na documentação. A situação foi comunicada ao Ministério da Saúde, responsável pelo pedido dos registros dos intercambistas. Até que o quadro seja regularizado, os médicos continuam de braços cruzados.
Também permanecem sem poder trabalhar devido à falta do registro outros dez profissionais destinados ao estado. Cinco pedidos do documento estão em análise no departamento jurídico do CRM-PR e outros cinco ainda não chegaram ao órgão. Os conselhos de medicina têm até 15 dias para emitir o registro provisórios dos intercambistas.
Na semana passada, a Advocacia-Geral da União pediu que a Procuradoria-Geral da República investigasse a conduta dos conselhos que têm extrapolado o tempo previsto na MP. Até sexta-feira passada, apenas 28% dos registros provisórios solicitados tinham sido emitidos.
Os brasileiros selecionados para atuar na segunda fase do Mais Médicos começam a se apresentar hoje nos municípios em que vão trabalhar (veja infográfico). Os profissionais têm até o dia 13 de outubro para confirmar a participação no programa.
Retaliação

-
Fracasso de leilão evidencia velhos problemas do trilionário e repaginado PAC de Lula
-
STF determina que imprensa pode ser responsabilizada por fala de entrevistado
-
Como ONGs estrangeiras tentam frear o desenvolvimento na Amazônia; assista ao Assunto Capital
-
Quais as derrotas que o Congresso pode impor ao governo Lula até o fim do ano. Ouça no 15 Minutos
Arritmia, toxoplasmose e até uso de sonda: doenças graves dos presos do 8/1
Alunos no Brasil regridem em desempenho do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Presos questionam versão oficial sobre morte de Cleriston e denunciam abandono e maus-tratos
5 abusos do STF no caso do empresário morto em prisão preventiva pelo 8/1