• Carregando...

Cerca de 3% do território de Curitiba é ocupado por propriedades rurais. Um levantamento da Secretaria Municipal do Abastecimento, divulgado nesta segunda-feira (14), apontou que na capital paranaense existem 275 terrenos rurais, totalizando cerca de 1.620 hectares, área equivalente a 11 parques do tamanho do Barigui.

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Curitiba, o estudo - finalizado depois de um ano de visitas de técnicos da secretaria – vai servir de base para a criação de programas de incentivo à agricultura urbana. Desde 2000, a lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo determina o fim da classificação de áreas rurais da cidade. Todo o território da capital é considerado zona urbana.

"Pretendemos criar mecanismos que beneficiem esses remanescentes de agricultores urbanos, que por estarem dentro do perímetro urbano, não têm acesso aos mesmos benefícios que outros agricultores familiares", disse ao site oficial da prefeitura o secretario de Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara. A redução do Imposto Territorial e Urbano (IPTU) para as propriedades rurais produtivas é uma das alternativas de benefício que serão estudadas.

Distribuição geográfica e produtos cultivados

De acordo com o levantamento, dos 75 bairros da cidade, 23 possuem áreas rurais. O bairro Umbará é o "campeão" com 38 propriedades. Predominam os cultivos de hortaliças e lavouras de milho, feijão e mandioca. Já os rebanhos em Curitiba totalizam 2.246 animais, entre caprinos, gado de leite e de corte, equinos e ovinos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]