• Carregando...
Os termômetros marcaram 7,8°C em Curitiba ontem, mas a sensação foi de mais frio | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Os termômetros marcaram 7,8°C em Curitiba ontem, mas a sensação foi de mais frio| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Geadas intensas devem ocorrer hoje na região Centro-Sul do Paraná. Julho começa com temperaturas negativas nos arredores de Palmas, assim como em Laranjeiras do Sul, Irati e União da Vitória, regiões bastante afetadas pelas chuvas do último mês. A geada pode chegar também, mas com menos força, em Curitiba.

Depois da chuva, o frio. E foi com muito frio que moradores de praticamente todas as cidades do Paraná enfrentaram as primeiras horas da manhã de ontem. Em Curitiba, apesar de os termômetros baixarem até 7,8°C, a sensação térmica chegou aos 3,7°C, conforme medições do Instituto Tecnológico Simepar.

E o amanhecer gelado chegou com tudo até mesmo onde o inverno não costuma ser rigoroso. Em Cambará, no Norte paranaense, o frio registrado às 8 horas era de 6°C. Fora a região litorânea e alguns municípios do Noroeste do estado, como Maringá e Paranavaí, as máximas não passavam de 10°C nas demais cidades do estado no mesmo período. A máxima foi de 16,6°C em Guaratuba, enquanto a mínima não passou dos 3,7°C em Inácio Martins, no Centro-Sul.

De acordo com o Simepar, esse frio todo é provocado pelo avanço de uma massa de ar polar, caracteristicamente seca e fria. E estas condições devem se agravar ainda mais hoje, previsto para ser o dia mais frio da semana. Com isso, julho começa com geadas intensas no Centro-Sul. Municípios nas proximidades de Palmas devem ter temperaturas negativas, assim como as regiões de Laranjeiras do Sul, Irati e União da Vitória. A geada pode chegar também, com menos força, em Curitiba e região metropolitana e até mesmo em Cascavel e Ivaiporã.

Por enquanto, os recordes de temperatura mais baixa no estado foram registrados no dia 4 de junho. Naquele dia, a sensação térmica em Curitiba chegou aos 0,6ºC, e mínima foi de -1,2°C em São Mateus do Sul.

A partir de quarta o frio deve perder intensidade, quando o ar mais gelado, ainda com possibilidade de geada, deve ficar apenas para cidades que fazem divisa com Santa Catarina. De modo geral, ao longo da semana as temperaturas ficam mais elevadas. Curitiba deve chegar a marcar entre 24°C e 25°C na quinta e na sexta-feira, sendo que a mínima nestes dias deve ser de 10°C.

Em Londrina, que chegou aos 8°C ontem, os termômetros marcam mais de 25°C a partir de quinta, assim como em Maringá, Foz do Iguaçu e Paranaguá. Contudo, a elevação das temperaturas no estado anuncia a chegada de mais chuva para o Paraná no fim de semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]