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Um método próprio para avaliar o desempenho escolar dos estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba será posto em prática no fim deste ano. O Sistema Municipal de Avaliação do Rendimento Escolar (Simare) começou a ser elaborado em 2013 e prevê a avaliação de alunos de 4º, 6º e 8º anos, que, em novembro, passarão pela primeira bateria de testes.

De acordo com a prefeitura, serão avaliados pelo novo sistema 21 mil estudantes não atendidos pelos atuais mecanismos de avaliação. Atualmente, os demais procedimentos usados para analisar os estudantes avaliam apenas as turmas de 5º e 9º anos (Prova Brasil), 2º ano (Provinha Brasil) e 3º ano (Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA).

Os contemplados neste novo sistema da Secretaria Municipal de Educação farão, neste ano provas de Ciências, História e Geografia. Em 2016 serão aplicados os testes de Língua Portuguesa e Matemática. Os professores também irão responder a questionários, cujas respostas vão possibilitar checar as correlações entre a proficiência dos estudantes e os fatores intraescolares e extraescolares que interferem no desempenho escolar.

Resultados

Os resultados dos primeiros testes serão sistematizados em documentos. A intenção é criar um site do Simare para que as escolas possam conhecer e interpretar os resultados de proficiência. O processo incluirá também a divulgação dos resultados em publicações e informativos, além de discussões nas escolas.

Além dos dados resultantes das avaliações, o sistema reunirá indicadores sociais e educacionais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e dados do cadastro do Bolsa Família.

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