• Carregando...
Guincho se prepara para puxar carro no Centro de Curitiba | Pedro Serápio/ Gazeta do Povo
Guincho se prepara para puxar carro no Centro de Curitiba| Foto: Pedro Serápio/ Gazeta do Povo

Os motoristas que costumam estacionar em pontos irregulares podem ter uma surpresa a partir desta semana. Desde segunda-feira, a Urbs e a Diretran contam com um novo apoio para combater a atitude: quatro guinchos – dois de uso exclusivo, um para a retirada de caçambas e outro para veículos de grande porte. Em menos de uma semana, o serviço já apreendeu 35 carros e quatro caçambas. A medida será usada principalmente para melhorar a fluidez em vias de grande movimento, onde o estacionamento é interrompido no horário de pico.

Dos 35 carros removidos, 22 haviam sido recuperados pelos seus donos até a tarde de ontem. Outros 13, além das quatro caçambas, permaneciam no pátio. O motorista que for pego pelo novo serviço será obrigado a pagar a taxa de remoção (R$ 86,47) e a diária do pátio (R$ 15,46). Caso o veículo tenha alguma pendência, como o não pagamento do IPVA ou licenciamento, será obrigado a quitar a dívida. O pátio que abriga os veículos tem aproximadamente 500 vagas – quantidade estimada de remoções para um mês.

Para que a ação não seja confundida com roubo, os agentes da Diretran deixam um adesivo informando sobre a remoção no local onde estava o veículo. Há, também, comunicação com as polícias Civil e Militar para evitar o guinchamento de carro furtado. "Somente se não houver queixa existe a remoção", explica Adão José Lara Vieira, gestor de fiscalização de trânsito da Urbs e da Diretran. O mesmo se aplica para casos em que o condutor ligue prestando queixa por roubo. "Caso faça contato com as polícias, será informado de que o veículo foi guinchado pela Diretran por alguma irregularidade", avisa Vieira.

Para evitar reclamações e tornar o processo idôneo, os agentes da Diretran também fotografam detalhes – como riscos e amassados – e lacram o veículo antes da remoção. O lacre só pode ser aberto na presença do dono do carro, caçamba ou caminhão.

Apoio

Os guinchos não serão usados apenas para coibir o mau comportamento dos condutores. "Se os agentes constatarem veículos interrompendo o tráfego por algum tipo de falha, a empresa pode fazer a remoção gratuitamente para a Diretran e para o condutor, levando o carro para uma área de estacionamento, desobstruindo a via", afirma Vieira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]