• Carregando...

Um projeto-piloto para contagem de ciclistas e pedestres está em período de testes em Curitiba. A tecnologia desenvolvida por uma empresa curitibana dispõe de dois equipamentos.

O primeiro, um sensor piroelétrico, foi instalado durante uma semana no Bondinho da Rua XV de Novembro para contagem de pedestres que transitam pelo calçadão; e em um ponto da Via Calma da Avenida Sete de Setembro.

O segundo, composto por sensores dispostos em dois tubos pneumáticos, foi instalado na Via Calma durante dois dias para contar o número de bicicletas que trafegam pela ciclofaixa e pela canaleta de ônibus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), que está à frente da realização do projeto-piloto, os resultados obtidos podem ser importantes para decisões futuras de planejamento viário e cicloviário da cidade. Os testes serão submetidos a uma avaliação da comissão de análise de projetos da Setran, que conta com membros da pasta, da UFPR e da Universidade Positivo.

A empresa responsável pelos equipamentos, Soluções Ambientais com Inovação e Sustentabilidade (Sacis), explica que a tecnologia é originária da França e está presente em mais de 40 países, entre eles Brasil e Chile. Mas Curitiba será a primeira cidade a testar o sensor de pedestre; o sensor para bicicletas já foi utilizado no Rio de Janeiro e em São Paulo. Segundo a Sacis, os dados obtidos podem indicar demandas da cidade, como a ampliação de ciclovias e calçadas.

A leitura dos dados levantados pode ser feita por transmissão via GSM para uma plataforma de análise on-line ou via Bluetooth. Os equipamentos também têm autonomia energética de dez anos e memória de dois anos. Os testes prosseguem hoje na Via Calma da Sete de Setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]