• Carregando...
A vice-prefeita, Mirian Gonçalves, recebeu o prêmio em Brasília (DF) | Divulgação/
A vice-prefeita, Mirian Gonçalves, recebeu o prêmio em Brasília (DF)| Foto: Divulgação/

Curitiba recebeu o selo da quinta edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pelo Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, pela ONU Mulheres e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) na terça-feira (24). Quem compareceu à cerimônia de premiação foi a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.

Criado em 2006, o programa do governo federal, que tem adesão voluntária e é voltado a empresas de médio e grande porte, públicas e privadas e com personalidade jurídica própria, objetiva a disseminação de práticas que promovam preceitos de igualdade de gênero e raça no mercado de trabalho. Em Curitiba, o Pró-Equidade é gerenciado pelo Comitê Intersetorial do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça e coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

Essa foi a segunda vez que a administração municipal recebeu o selo. A prefeitura foi premiada na edição de 2013, após aderir ao programa em 2011. Para a quinta edição, todas as secretarias, órgãos municipais e dois sindicatos de servidores públicos municipais participaram, comprometendo-se a realizar ações nas áreas de gestão de pessoas, cultura organizacional e ações inovadoras.

Para Mirian Gonçalves, a premiação é um reconhecimento ao trabalho de combate ao preconceito que a Prefeitura de Curitiba vem fazendo. A vice-prefeita acredita que a conscientização do servidor público, que atende a população, é uma forma de transmitir aos munícipes valores de igualdade, cidadania e direitos humanos.

Medidas realizadas

Dentre as ações que levaram a cidade a ser premiada estão a capacitação de servidores sobre linguagem inclusiva e postura no ambiente de trabalho, ocorrida em março, e o 4.º Seminário Pró-Equidade de Gênero e Raça na Prefeitura de Curitiba, realizado em junho. Além disso, houve ainda a realização de três outros seminários sobre prevenção ao assédio moral e sexual, os quais tiveram a participação de profissionais da área de saúde ocupacional e do direito.

O comitê também divulgou, por meio de material impresso e nas mídias sociais, orientações sobre como agir em casos de racismo institucional, além de informar sobre características étnico-raciais que definem a população brasileira.

A vice-prefeita também citou as feiras de emprego exclusivas para mulheres, promovidas pela administração municipal nos últimos três anos. Segundo Mirian, esses eventos oferecem vagas para trabalhadoras em diversas áreas, inclusive em algumas que antes eram vistas como “masculinas”, como na operação de máquinas pesadas. Para ela, essas feiras são tanto uma forma de combater o preconceito que pode existir nas empresas quanto o das próprias mulheres, que passaram a se ver como capazes de exercer qualquer atividade.

Outros premiados

Além de Curitiba, outras cinco prefeituras – de Fortaleza (CE), Guarulhos (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Porto Alegre (RS) e Recife (PE) – receberam o selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. No total, 68 empresas foram premiadas, entre elas a Advocacia Geral da União (AGU), a Caixa Econômica Federal (CEF), os Correios e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Colaborou: Mariana Balan.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]