• Carregando...

Previsão

Curitiba e a região metropolitana registraram ocorrências de alagamentos, desabamentos, deslizamentos e afogamento, resultado da forte chuva da última segunda-feira (14). Em um dia, choveu cerca de 47% do volume que era esperado para o mês. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, foi registrado 66,8 mm de chuva, quando o índice de todo o mês varia entre 150 e 175 mm.

Nesta terça-feira (15), deve continuar chovendo. São esperadas pancadas fracas e mais esparsas.

Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, a chuva da última terça estava associada a uma frente fria, o que pode ter reforçado o volume de chuva, que, em fevereiro, já está acumulado em 203 mm. "As próximas duas quinzenas devem manter o padrão de chuvas com pancadas fracas a moderadas a tarde. Dias mais secos são esperados apenas para março", comenta.

A chuva intensa da última segunda-feira (14) provocou estragos em Curitiba e na região metropolitana. Ao todo, de acordo com o balanço da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, foram 1805 pessoas afetadas com a chuva em todo o Paraná. Os municípios de Araucária, Curitiba, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Colombo e Prudentópolis tiveram registros de alagamentos, deslizamentos e desabamentos.

Em Irati, na região Sul do estado, sete pessoas foram afetadas em uma casa que foi danificada pela chuva.

Este índice de pessoas atingidas pelas chuvas está concentrado em Almirante Tamandaré, onde 1503 pessoas foram afetadas, 180 foram desalojadas, 50 ficaram desabrigadas, 10 ficaram feridas e houve registro de um óbito. Uma menina de 12 anos foi arrastada pela correnteza e morreu afogada. Foram afetadas 502 residências e 50 ficaram totalmente destruídas.

No município, durante a madrugada, foram registradas três ocorrências de queda de muro, devido a deslizamentos. Não houve feridos.

Durante a manhã desta terça, a equipe da Defesa Civil do município estava vistoriando os locais mais afetados. De acordo com o coordenador do órgão no municcípio, Luis Carlos Teixeira, depois da chuva, muitos locais na cidade correm risco de deslizamento. "Por causa da geografia irregular e muitas ocupações irregulares no município, agora há vários locais que podem deslizar", explica. Por volta das 12 horas, quatro casas já haviam sido interditadas e outras quatro ainda seriam vistoriadas durante a tarde desta terça.

Os bairros Santa Maria, Tanguá e Vila Ajambi foram os mais afetados. No município, há 50 pessoas desabrigadas que estão em casas de amigos e parentes.

Na segunda-feira (15), a enchente afetou escolas, creches, e provocou queda de muros em diversas regiões da cidade.

Curitiba

Em Curitiba, a Defesa Civil municipal atendeu 105 ocorrências e por volta das 8h40 desta terça-feira (15), oito registros de alagamento ainda estavam em aberto, todos na região da CIC. Na capital, 100 pessoas foram afetadas e 23 residências foram danificadas.

Durante a chuva da segunda-feira (15), as regionais Boa Vista, Santa Felicidade, portão, CIC, Boqueirão, Cajuru e Matriz registraram pontos de alagamento.

Um muro desabou em uma casa na Rua Desembargador Hugo Simas, deixando árvores com raízes aparentes. Também houve registros de desabamentos no Abranches e queda de muro no Abranches e Taboão.

No Parque Barigui, as pistas de corrida e bicicleta e as lixeiras ficaram submersas porque o nível do lago subiu. Também houve registros de alagamentos no Campina do Siqueira.

Trânsito

A Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que há três trechos, próximos ao Parque Tingui, que devem ser evitados por causa do barro que ficou na pista. O cruzamento das ruas Angelo Domingos Durigan e José Valle; Avenida Fredolin Wolf e Rua Raposo Tavares e a entrada do parque pela Rua José Casagrande estão intransitáveis.

No bairro Parolin, uma cratera causada pela chuva deixa a Rua Antônio Parolin Júnior totalmente bloqueada na esquina com a Rua Lamenha Lins nesta terça-feira (15). Para os motoristas que trafegam na região, a opção é usar as ruas Eugênio Parolin ou Francisco Parolin.

Na segunda-feira (15), por causa da chuva, houve transtornos no trânsito da capital. A Avenida Cândido Hartmann; a Rua Desembargador Westphalen, entre as ruas Almirante Gonçalves e Brasilio Itiberê, no Rebouças; e na Rua José Hauer, entre as ruas Pedro Saturnino e Tales Saldanha houve registro de lentidão por causa de pontos de alagamentos.

Na região das ruas Fredolin Wolf com Raposo Tavares e na Manoel Ribas com José Casagrande havia bloqueios. A Rua MBA de Ferrante, que passa dentro do Parque Tingui, ficou totalmente bloqueada por conta da queda do muro de um dos condomínios da região.

Moradores também fizeram manifestações e a Rua Bley Zorning, no cruzamento com o Canal Belém estava fechada. O tráfego foi desviado pelas avenidas Salgado Filho e Marechal Floriano. No cruzamento das ruas Carlos Piolli com Ângelo Zeni, no bairro Bom Retiro, houve manifestação com queima de pneus.

Confira o relato de moradores que enfrentaram problemas por causa da chuva

Veja a galeria de fotos da chuva em Curitiba e RMC

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]