• Carregando...

A Defesa Civil registrou ontem 89 chamadas para combater incêndios e queimadas em Curitiba e região metropolitana. O número é três vezes maior que a média dos três últimos dias, que foi de 29 atendimentos.

De acordo com o tenente Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil, além dos fatores climáticos – altas temperaturas, falta de chuvas e vegetação seca – contribui para esse número a imprudência das pessoas que colocam fogo na mata ou soltam balões.

"Tivemos um dia terrível. Em um atendimento em um matagal no bairro do Pilarzinho, tivemos de utilizar três caminhões para combater as chamas, que deixaram marcas nas casas vizinhas", explica Pinheiro.

O tenente pede consciência à população para evitar situações como essa. "Não existe justificativa para se colocar fogo no mato em uma época como essa e em quase 100% dos casos de incêndio a culpa é do ser humano, de maneira dolosa ou culposa, mas é quase sempre culpa do homem."

De janeiro até o final de agosto, o Corpo de Bombeiros atendeu 7.106 ocorrências em todo o Paraná. Durante 2005, foram atendidos 4.465 casos.

No mês de setembro, os índices são ainda piores. Nos 12 primeiros dias foram registrados 424 casos, o que representa um aumento de 240% em relação ao ano passado. No mesmo período de 2005 foram registradas 124 ocorrências.

O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193. Em caso de incêndios em áreas de preservação, o atendimento será mais ágil pelo telefone 0800-6433-0304, da Força Verde.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente começa hoje as medições dos níveis de ruído e poluentes na atmosfera, na região central da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]