Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
manifestação

Curitiba: entidades vão fazer protesto unificado no próximo sábado

Representantes de mais de 60 organizações definiram pautas de reivindicações. Ato será no dia 29, às 10h, na Boca Maldita

Representantes de mais de 60 sindicatos, movimentos sociais e coletivos estudantis se reuniram na noite desta segunda-feira (24) na sede do APP-Sindicato, em Curitiba, para debater as mobilizações sociais e definir o rumo dos protestos que devem acontecer na cidade nos próximos dias. Foi marcado um ato unificado para o próximo sábado (29), na Boca Maldita, às 10h.

O evento, que contou com a participação de cerca de 250 pessoas, elencou pautas que devem constar nos próximos manifestos. A reivindicação central continua voltada ao transporte público. Apesar de o prefeito Gustavo Fruet ter anunciado, na última quinta-feira (20), a redução da tarifa para R$ 2,70 a partir de julho, os movimentos entendem que a medida não é suficiente.

Outras bandeiras, no entanto, também foram levantadas na plenária. As principais são: reforma política; reforma agrária; redução da jornada de trabalho para 40 horas; não aprovação do PL 4330/04 (que amplia o alcance das terceirizações no Brasil); e democratização dos meios de comunicação.

"É essencial continuar levando o povo para a rua, os atos públicos vão continuar acontecendo", defende André Machado, dirigente do Sindicato dos Bancários de Curitiba. "Mas a mobilização, especialmente a partir de agora, deve ser organizada. Com pautas mais bem definidas, as pessoas saberão melhor em que se engajar", afirma o sindicalista.

A Frente de Luta pelo Transporte de Curitiba, que organiza os protestos específicos para o tema, também se reuniu nesta segunda-feira, na Praça Oswaldo Cruz. Mais de 150 pessoas participaram. Os organizadores marcaram uma assembleia para esta terça-feira (25), às 19h, na Reitoria da UFPR. Nesta reunião, deve ser definida a data do próximo ato público.

Uma das integrantes do movimento, Clarissa Viana, ressalta que o movimento é aberto. "No debate de hoje havia pessoas de vários setores, interessadas no debate sobre o transporte público. A organização é horizontal e toda a população é convidada a tomar parte", convoca.

Eventos

Quatro eventos diferentes ligados aos protestos dos últimos dias acontecem nesta segunda-feira (24) em Curitiba. Duas manifestações foram marcadas nas praças Rui Barbosa, a partir das 18 horas, e 19 de Dezembro (do Homem Nu), a partir das 17 horas. Além disso, duas assembleias coletam impressões de pessoas e grupos que integram os atos. Elas ocorreram na Praça Oswaldo Cruz e na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.