• Carregando...

Na véspera do término da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe, o número de pessoas já vacinadas supera as expectativas em Curitiba. Segundo o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (4), a meta mínima de cobertura vacinal contra a gripe em idosos prevista para a capital pelo Ministério da Saúde foi batida na quarta-feira.

No décimo dia da campanha, 109.449 pessoas foram vacinadas na cidade, o que corresponde a 73% de cobertura - 3% ou 4,5 mil pessoas a mais que o estabelecido pelo governo federal. Para o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, o próximo passo é buscar a imunização total dos idosos que vivem em Curitiba. "Estamos satisfeitos com o andamento da campanha, que está sendo beneficiada pelos dias de sol que convidam as pessoas a sair de casa para tomar a vacina. No entanto, não podemos nos esquecer de que Curitiba, nos últimos anos, tem alcançado coberturas superiores a 90%. Queremos superar as coberturas anteriores", completa.

Ainda de acordo com dados da Prefeitura, na capital vivem aproximadamente 150 mil pessoas com mais de 60 anos. Em 2005, a cobertura vacinal da campanha foi de 94%. Para quem ainda não tomou a vacina, sexta-feira (5) é o último dia para ficar em dia com o calendário de vacinação. A dose é injetável, grátis e é oferecida desde o dia 24 de abril em todas as unidades de saúde. Quem passar pelo Centro pode encontrar uma tenda de vacinação na Boca Maldita, que funciona das 9h às 17h.

Paraná

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam para os números registrados em anos anteriores. Até terça-feira, 481.554 pessoas foram vacinadas, o equivalente a 55,8% da população total de idosos no estado. Para a secretaria, esse balanço parcial demonstra que no mínimo de 604.100 pessoas – o equivalente a 70% da população na faixa etária de 60 anos ou mais do Paraná – serão vacinados.

Mesmo com a possível tendência, a secretaria acredita que os números de 2005 – quando 744.089 idosos foram beneficiados, o que corresponde a 87,8% do total – sejam batidos. Para isso, neste ano, o governo estadual distribuiu um milhão de doses para todos os 2.250 postos de vacinação. A população com 60 anos ou mais representa 8,4% do total de habitantes do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]