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Dos sete radares que entraram em funcionamento nesta quarta-feira (30), um está causando polêmica entre os motoristas. A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) divulgou que o aparelho localizado no cruzamento das avenidas República Argentina e Água Verde registra infrações de veículos que excederem os 40 km/h. No entanto, a velocidade máxima permitida na Avenida Água Verde é de 60 km/h, o que gerou dúvidas nos moradores.

De acordo com a Urbs, a orientação é de que o motorista preste atenção nas placas que indicam a velocidade na via em que está trafegando. O veículo só será multado caso passe a mais de 40 km/h na Avenida República Argentina ou a mais de 60 km/h na Avenida Água Verde.

Todas as avenidas que possuem canaleta de ônibus, como é o caso da Avenida República Argentina, tem velocidade máxima de 40 km/h. Já a Avenida Água Verde, onde não há canaleta, tem limite de 60 km/h. A Urbs afirma que se o motorista estiver atento e respeitar os limites de velocidade sinalizados nas ruas, não será multado. Os outros três radares com limite de 40 Km/h estão no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua José de Alencar; esquina da Avenida João Gualberto com Rua da Glória; e cruzamento da João Gualberto com Luiz Leão.

Aparelhos em funcionamento

Com a instalação dos sete novos radares, Curitiba passa a ter 86 aparelhos em operação. Em quatro deles, o limite de velocidade é de 40 km/h. Os equipamentos começaram a ser instalados no início de abril e depois do processo de implantação concluído a cidade terá 140 radares. A previsão inicial era de que todos estariam funcionando até o final de junho.

Além de fiscalizar o limite de velocidade, alguns aparelhos estão preparados para registrar avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e conversões proibidas. Até o final do processo, serão 70 equipamentos habilitados para essas funções.

Contratos

A substituição dos 110 aparelhos instalados em 1999 está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa que administra os radares há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema. A Urbs informou que todos os radares velhos já foram retirados da cidade. Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de uma determinação judicial. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux. Em janeiro deste ano, a Consilux foi declarada a vencedora da nova licitação. De acordo com a prefeitura, a manutenção da empresa no gerenciamento dos radares deve gerar uma economia de R$ 9 milhões nos dois anos de contrato. Pela proposta, a Urbs pagará R$ 725 mil por mês à Consilux – valor que seria 34% a menos do que o previsto no edital.

Veja no mapa a localização aproximada de todos os radares instalados em Curitiba

Visualizar Novos Radares em um mapa maior

Em vermelho estão sinalizados os radares que flagram, além do excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada na faixa de pedestre e conversão proibida.

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