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A ponte na altura da Avenida Senador Salgado Filho está recebendo as obras finais e deve ser entregue pela prefeitura na quinta-feira, dia 24 | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
A ponte na altura da Avenida Senador Salgado Filho está recebendo as obras finais e deve ser entregue pela prefeitura na quinta-feira, dia 24| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

Primeira fase da Linha Verde perto do fim

A parte viária da Linha Verde será completamente liberada na próxima quinta-feira, dia 24 de dezembro. Último trecho em obras, a ponte na altura da Avenida Senador Salgado Filho será entregue na véspera do Natal, concluindo as obras para o tráfego de automóveis. Em janeiro de 2010, se as chuvas permitirem, a prefeitura promete concluir a primeira fase com a derrubada da antiga passarela do Colégio Medianeira e o término das canaletas do ônibus – ação atualmente impossível em função da existência de um poste de sustentação da própria passarela no meio das pistas. Iniciada em 2007, a entrega da obra já atrasou um ano além da estimativa inicial (fim de 2008).

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  • Veja lista de pedidos da prefeitura e do governo para a inclusão no PAC da Copa

Com a exclusão do metrô, a lista de pedidos de Curitiba para o PAC da Copa soma R$ 447,8 milhões. Na sexta-feira, o município resolveu abrir mão de tentar incluir o metrô no pacote, já que os recursos viriam sob forma de financiamento e não a fundo perdido (sem necessidade de pagar no futuro), como esperava a prefeitura. Com isso, outras três obras que já estavam confirmadas no PAC da Copa foram, de última hora, somadas a outras quatro.

As escolhas da cidade foram feitas às pressas na tarde da última sexta-feira. Ontem, a lista foi apresentada ao governo federal e pré-aprovada. O martelo deve ser batido em definitivo, porém, pelo pre­­si­­dente Luiz Inácio Lula da Silva até o dia 15 de janeiro. Se tudo correr dentro do planejado, na Copa de 2014, Curitiba terá a rodoviária reformada, um novo Sistema In­­te­­grado de Mobilidade (SIM), a Ave­­nida das Torres repaginada e sem as famosas torres; uma nova Cândido de Abreu com calçadão; uma malha cicloviária recuperada e ampliada – ou a Marechal Flo­­ria­­no Peixoto renovada –; o Ter­­minal do Santa Cândida reformado e ampliado; e uma Linha Verde, finalmente, terminada. Pode contar também com o Corredor Me­­tro­­politano – que deve aliviar o tráfego de veículos na cidade.

"São intervenções importantes para a mobilidade da cidade", afirma o presidente do Instituto de Pes­­quisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Teixeira de Almei­da, que participou da reunião de ontem na Casa Civil, em Bra­­sília. Estiveram presentes também representantes dos ministérios das Cidades, da Fazenda e do Turismo, além do assessor de projetos especiais da prefeitura Mau­­rí­­cio Ferrante e o arquiteto do Ippuc Edemar Meissner.

Almeida explicou que, como outras cidades que incluíram ci­­clo­­vias nos pacotes não tiveram o pedido atendido, o plano B para os R$ 20 milhões seria a revitalização da Avenida Marechal Floriano Pei­­xoto, no trecho entre a Linha Ver­­de e São José dos Pinhais, facilitanto o acesso ao aeroporto Afonso Pena. O governo do estado pediria então outros R$ 10 milhões para revitalizar o resto do caminho, em São José. Em nome do governo do estado, os representantes do Ippuc pediram também a reinclusão do Corredor Metropolitano no PAC.

As obras feitas com recursos do PAC da Copa serão financiadas a juros de 6% mais spread bancário (hoje em 1,9% ao mês). O prazo para quitar a dívida é de 20 anos.

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