• Carregando...

A partir de 2007, Curitiba terá tudo para se firmar como um pólo da aviação. Em fevereiro já deverão estar em operação na Escola Paranaense de Aviação (EPA), no Aeroporto do Bacacheri, simuladores de vôo de dois aviões da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o EMB-120 Brasília e o EMB-110 Bandeirante. A expectativa é de que a EPA receba pilotos de várias nacionalidades para reciclagem. Esses são os dois únicos simulares de vôo dessas aeronaves na América Latina.

Os simuladores estavam em operação na Embraer, em São José dos Campos (SP). No início do ano, a empresa abriu uma concorrência, da qual participaram 15 instituições do Brasil e do exterior, para repassar a operação dos aparelhos. A escolhida foi a EPA, que em 35 anos formou cerca de mil pilotos comerciais. O processo foi encerrado no dia 14 de setembro. No dia 8 de outubro, a EPA será homologada como Centro de Treinamento de Aviação Civil, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo a EPA, tripulações da Nigéria, da África do Sul e de Angola já estão com treinamento pré-agendado. "Os simuladores representam um salto em termos de absorção de tecnologia. Reproduzem os movimentos das aeronaves e até as turbulências, além de reduzirem o número de horas de vôo", afirma o diretor-administrativo da escola, João Carlos Mattioda. Cada hora/aula terá o custo variando entre US$ 256 (no caso do simulador do Brasília) e US$ 80 (Bandeirante). De acordo com Mattioda, o contrato firmado com Embraer impede que o custo dos simuladores seja divulgado.

O modelo Brasília está entre os mais utilizados no mundo. O EMB-120 tem capacidade para 30 passageiros, velocidade máxima de cruzeiro de 583 km/hora e alcance de 1.482 quilômetros. Há 239 aeronaves deste tipo em operação no mundo, 35 delas no Brasil. Os países da América do Norte e da América Central são os maiores consumidores: atualmente, estima-se que 112 aeronaves sejam operadas por 16 empresas. Já o modelo Bandeirante foi um dos primeiros a ser fabricado pela Embraer. A capacidade varia de 15 a 20 passageiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]