• Carregando...

Quatro agentes da Guarda Municipal de Curitiba serão selecionados para atuar em ações de proteção animal na capital. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (4), pelo médico veterinário Alexander Welker Biondo, diretor do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A ideia é que os agentes da corporação atuem em conjunto com biólogos e veterinários da secretaria na averiguação de denúncias de maus-tratos feitas pelo telefone 156, ouvidoria da prefeitura.

Atualmente, de acordo com Biondo, há cerca de 200 denúncias que precisam ser checadas, mas os funcionários da secretaria de meio ambiente têm encontrado dificuldades em alguns casos.

Por isso, a presença da Guarda Municipal vem dar mais respaldo a esse tipo de ação e passa um recado bem claro: os crimes contra animais não ficarão impunes na capital. "A partir de agora, fica claro que maus-tratos contra animais são caso de polícia. Existe uma lei e ela precisa ser cumprida", afirma.

Para viabilizar o projeto, será criada a Guarda Municipal de Proteção Animal, em que os agentes da guarda municipal terão um treinamento específico para atuarem nessa área. A ideia da secretaria é implementar o grupo o quanto antes, devido ao grande número de denúncias que ainda não foram averiguadas.

Metas

Além desse auxílio na proteção animal, a secretaria tem como objetivos o combate aos maus tratos, investimento na educação e castrações. Além disso, haverá maior controle e restrição do comércio e ações contra criadouros clandestinos, substituições de animais para tração por meios alternativos, políticas específicas para acumuladores, implementação de unidades móveis de atendimento veterinário e criação do Selo Amigos dos Animais, para estabelecimentos comerciais.

Na área da educação, a intenção é colocar o tema da guarda responsável como parte do currículo das 179 escolas municipais. Em relação às castrações, três clínicas já estão habilitadas a fazerem a esterilização de seis mil cães nesse ano. A ação irá custar R$ 1,2 milhões e a intenção é castrar os animais pertencentes a famílias de baixa renda da capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]