• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Um total de seis mil doses extras de vacina contra a gripe foi entregue às unidades de saúde de Curitiba pela Secretaria de Estado de Saúde esta semana. “Essas doses serão usadas para manter a vacinação nos grupos prioritários, principalmente doentes crônicos e profissionais da saúde, e para garantir a segunda dose da vacinação das crianças [que tomaram a vacina pela primeira vez]”, diz a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Juliane Oliveira.

As novas doses devem ajudar o município a atingir a meta de 80% de vacinação de gestantes (até agora, 78,7% das gestantes foram vacinadas). “Vacinamos 78,7% das gestantes até agora, então sabemos que vamos atingir. Há várias possibilidades [para não atingir a meta até agora]: uma é que parte delas tenham se vacinado na rede privada, mas sabemos que algumas gestantes têm um pouco de receio de receber a vacina, por isso reforçamos que é uma vacina segura e que pode ser tomada em qualquer período da gravidez”, explica.

Estado

As vacinas distribuídas a Curitiba fazem parte de um lote de 30 mil doses extras solicitadas pela Secretaria de Estado da Saúde ao Ministério da Saúde para garantir que o maior número de pessoas possível, dentro dos grupos de risco, possa ser imunizado.

No âmbito estadual, também há maior preocupação com as gestantes, já que apenas 71% delas foram vacinadas durante a campanha nacional de vacinação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as doses foram distribuídas entre todas as regionais de saúde do estado, priorizando aquelas que apresentaram maior cobertura de vacinação.

Balanço

De acordo com o balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na última segunda-feira (30), 54 mortes foram registradas em decorrência da gripe no Estado, a maioria delas em Foz do Iguaçu (7) e em Curitiba (6). Outros 30 municípios registraram óbitos associados ao Influenza. Além disso, foram registrados ainda 483 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causadas pelo vírus da gripe e 766 casos de Influenza, dos 720 são causados pelo vírus H1N1.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]