• Carregando...

Ponta Grossa – Quem esperava um clima menos gelado ontem se frustrou. Ao contrário das previsões meteorológicas, as temperaturas foram mais baixas em relação às de segunda-feira e em algumas cidades foi o dia mais frio do ano. Em Curitiba, o 1,9º C marcado ontem foi a menor marca registrada desde 2004. Desta vez, União da Vitória (Sul) desbancou Palmas na categoria da temperatura mais baixa, registrando 1,7º C negativo. Clima igual somente em julho do ano passado.

Telêmaco Borba amanheceu com menos 0,3º, o que surpreendeu a cidade. Apesar de estar numa região alta, temperaturas como essas não são tão comuns. Em Guarapuava, o frio incomodou (1,4º), mas não tanto quanto em julho, mês em que se chegou a 0,8º negativo. Os 5º graus marcados nos termômetros pontagrossensses também não foram os mais baixos neste ano. Em maio, a temperatura chegou a 1,7º

A madrugada e o dia de ontem também foram marcados por geadas, principalmente nas regiões Sul, Campos Gerais, Centro, Sudoeste e região metropolitana de Curitiba (RMC). No Sudoeste, agosto é o mês em que se inicia a safra de verão e produtores que recém plantaram milho e feijão podem ter as lavouras perdidas, de acordo com previsão do Departamento de Economia Rural (Deral). A cultura neste estágio é mais frágil e suscetível à geada. O Deral ainda não fez o levantamento sobre possíveis perdas em conseqüência das geadas de segunda-feira e de ontem.

A geada vai afetar também o bolso do consumidor ainda nesta semana. Por conta das perdas causadas pelo frio dos últimos dois dias, as hortaliças terão seus preços aumentados. Ainda não se sabe a porcentagem, mas certamente o reajuste virá, segundo o Deral. A explicação é de que com a queda na oferta, em decorrência da geada, o preço dos produtos aumenta.

O frio deve permanecer até quinta-feira. A partir daí as temperaturas começam a subir lentamente, mas a sensação térmica permanece no fim de semana. No domingo, há previsão de chuvas no Sudoeste do estado, que pode se estender para o resto do estado a partir de terça-feira. Se a frente fria tiver força para entrar no estado, os paranaenses podem esperar por dias mais frios ainda este ano. O meteorologista Marcelo Brauer lembra que o inverno ainda não acabou e são esperadas outras massas de ar frio em setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]