• Carregando...

Pela 10ª vez consecutiva Curitiba levou a melhor na disputa entre cidades no Dia do Desafio. Este ano, a capital paranaense mobilizou 873.598 pessoas, o que representa 50,44% da população, e supera as expectativas de adesão, que eram de 40%. A quantidade foi mais do que suficiente para superar São Paulo – com quem a cidade encarou esta edição da disputa. Apesar de ter juntado aproximadamente 2,2 milhões de participantes, a capital paulista teve participação de 19,78% da população.

Para declarar o vencedor, o que vale não é a quantidade de pessoas que participaram do Dia do Desafio, mas sim a porcentagem que representa o número de participantes em relação à população total.

Desde 2003, quando o Sesc Paraná começou a coordenar o desafio no estado, Curitiba já obteve 11 títulos de vencedora, sendo dez consecutivos. A única derrota deste então foi para Quito, capital do Equador, em 2004, quando Curitiba mobilizou 28,5% da população, contra 36,73% alcançado pela capital equatoriana.

Na edição deste ano, o Dia do Desafio foi realizado na última quarta-feira (28). No total, 312 cidades paranaenses participaram, mas, até as 10h40 desta sexta, o Sesc Paraná ainda não havia conseguido computar o número total de municípios que conseguiram vencer a disputa.

O que se sabe até o momento é que, neste ano, 4.727.410 pessoas participaram do evento, número que corresponde a 49,90% da população do estado. Em 2013, o resultado tinha sido 4.634.162, ou 46,4% dos paranaenses.

A disputa

O Dia do Desafio é realizado por meio de uma competição saudável entre cidades do mesmo porte que tentam mobilizar o maior número possível de pessoas a praticar alguma atividade física neste dia.

Para o sorteio, as cidades foram divididas em sete categorias, por número de habitantes. Para os municípios brasileiros, foi considerado o número oficial disponibilizado pelo IBGE. Curitiba, por exemplo, entrou na categoria 7, com mais de 1 milhão de habitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]