Curitiba é a cidade com o maior índice de violência doméstica da Região Sul, aponta a pesquisa do Ministério da Justiça divulgada na quinta-feira (15). A capital do Paraná possui uma taxa de 74,23 casos de violência doméstica por 100 mil habitantes. Para ter um parâmetro comparativo, as taxas em Florianópolis e Porto são, respectivamente, 19,5 e 16,43.

CARREGANDO :)

O estudo aponta que as taxas são altas nos estados do Sul. A maior delas está em Santa Catarina (52,35), seguida por Paraná (50,19) e Rio Grande do Sul (48,14).

Os dados foram extraídos do Sistema de Nacional de Agravamento de Notificação, do Datasus e tratam de agressões que chegaram a hospitais.

Publicidade

Interior mais violento

Com exceção de Curitiba, capital com uma taxa consideravelmente elevada de violência doméstica, os outros municípios apresentam taxas menores na comparação com as taxas dos respectivos estados, o que pode indicar que os municípios do interior concentram mais casos de violência dentro de casa. Isso porque os dados estratificados por cidades apresentados no estudo referem-se apenas a capitais ou regiões metropolitanas. (DA)