• Carregando...

Moradores da região Sul de Curitiba se depararam com um grande nevoeiro na manhã desta terça-feira (31). No Centro da Capital, uma enorme nuvem cinza de poluição pôde ser vista em boa parte da manhã. O fenômeno, chamado de inversão térmica, é mais comum no outono e inverno.

O meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Marcelo Brauer, explica que a inversão térmica registrada hoje foi ocasionada por uma forte perda de calor do solo durante a noite. Com o aquecimento do início de dia e a alta umidade ainda presente na cidade, o choque entre o ar quente, mais alto, e o mais frio, próximo ao solo, resultou na forte camada de nevoeiro.

No centro da capital uma enorme nuvem de poluição pôde ser vista. "Uma barreira de ar quente impediu que a poluição fosse para a atmosfera", explica Brauer. De acordo com ele, como o ar próximo ao solo está mais frio, a polúição não conseguer ultrapassar a barreira criada pela inversão.

A inversão térmica não provoca mudanças no clima. Uma das poucas conseqüências do fenômeno é a perda de visibilidade. Com isso, o Aeroporto Afonso Pena teve que ficar fechado até as 9h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]